A Covilhã vai receber alguns dos nomes mais conhecidos da língua portuguesa
Encontro de literatura
Covilhã recebe nomes sonantes das letras

Desde Agustina Bessa-Luís, passando por Urbano Tavares Rodrigues e culminando em Mário Cláudio, são muito os nomes de escritores portugueses que confirmaram a sua presença no encontro literário a ter lugar na Covilhã durante o próximo mês de Julho.


Por Eduardo Alves


Entre os dias 15 e 17 de Julho a Covilhã torna-se a capital da literatura. Num hotel da cidade neve vão estar reunidos alguns dos mais sonantes nomes da literatura portuguesa da actualidade. Agustina Bessa-Luís, Mário Claúdio, Urbano Tavares Rodrigues são alguns dos nomes avançados pela autarquia covilhanense para atestar a qualidade do evento.
Este terá lugar num hotel da cidade “devido ao anfiteatro da Biblioteca Municipal ser algo reduzido para acolher todos os participantes”, adianta Maria do Rosário Brito, vereadora com o pelouro da cultura na autarquia covilhanense. Cerca de meia centena de escritores, críticos literários e outros nomes ligados às letras vão participar nos diversos eventos que terão lugar ao longo de três dias. Leitura de obras, apreciações críticas e discussão de temas são alguns dos pontos avançados pela vereadora para explicar o funcionamento deste encontro. Segundo a mesma fonte “o principal vai ser a interacção entre o público, em geral, e os escritores e participantes nas mesas temáticas”.
Discutir a literatura, apresentar novos caminhos e novas formas de escrever na actualidade é outro dos objectivos desta iniciativa autárquica. Um evento que conta com a colaboração de um grande número de entidades, entre as quais o Departamento de Letras da UBI “deverá também ser incluído”, adianta a vereadora.