Um antigo lagar foi transformado em museu
Figueira de Castelo Rodrigo
Vila Franca da Serra transforma lagar em museu

Uma aspiração de algum tempo por parte dos proprietários. Transformar um lagar antigo num museu moderno. O sonho foi realizado e o rusltado fica agora à vista de todos.


NC / Urbi et Orbi


A Quinta da Moira, propriedade agrícola situada em Vila Franca da Serra (Gouveia), já abriu as portas aos interessados em conhecer o Museu de Lagar Mário Gomes Figueira. Os visitantes podem observar todo o equipamento, mas também participar em actividades experimentais na produção do azeite, assim como em percursos pela zona envolvente às instalações.
Para criar o museu, foram aproveitadas as instalações de um antigo lagar, construído no início do século XX, mas que parou de laborar em 1989. O lagar de azeite funcionava com energia eléctrica, mas também hídrica, uma vez que era aproveitado o caudal da ribeira de Linhares, para girar o moinho de duas galgas. Actualmente, ainda é possível visitar e ver como todo o equipamento funcionava. O Museu expõe ainda outras maquinarias e instrumentos necessários à produção do azeite, como uma batedeira, uma encapachadora, duas prensas hidráulicas, uma centrífuga e uma caldeira. Mas o Museu proporciona ainda, aos seus visitantes, algumas actividades experimentais em diferentes fases da feitura do azeite. São ainda propostos diversos percursos, pela zona envolvente às instalações, de onde se observam a linha de água, utilizada para a energia hídrica, uma sepultura homomórfica, ruínas de outros lagares, nomeadamente.