A obesidade não se combate apenas com desporto

Obesidade
“Não deve ser só o desporto a resolver"

Nem só a prática desportiva resolve o problema da obesidade. Uma alimentação controlada e um ritmo de vida adequado também são factores necessários.

João Alves
NC / Urbi et Orbi


Sinto-me mal, toda a gente me goza porque tenho mais uns quilos do que devia. O que vou fazer? Caminhar incessantemente, correr e praticar desporto. Depois, volto a ficar como devia. É assim que você pensa resolver o seu problema de obesidade? Pois bem, fique a saber que “não cabe à educação física e ao desporto resolver os problemas da obesidade. Isso é uma ideia errada que se criou”. É essa a opinião do professor da Faculdade de Ciências do Desporto da Universidade de Coimbra, Manuel João Coelho e Silva que, na última quinta-feira, 9, foi um dos oradores do simpósio sobre actividade física e desporto que se realizou no Auditório Municipal de Belmonte.
Na região, segundo alguns especialistas, a obesidade é um problema que tem aumentado, levando mesmo a problemas mais graves de saúde e é causadora de morte, sobretudo por levar a enfartes do miocárdio. E o que é aconselhado, sobretudo pelos nutricionistas, é uma adequada alimentação que deve ser logo transmitida em idade escolar com, por exemplo, uma disciplina de educação alimentar. Uma opção com a qual Manuel João Coelho e Silva concorda, já que a educação física não deve ser um remédio para estes males e enfrenta, no futuro, um desafio: tornar-se atractiva: “É preciso fazer um estudo sobre o que realmente os jovens gostam de praticar” salienta.
Já António Albino, professor da Escola Pedro Álvares Cabral, diz que a educação física deve iniciar-se logo nas escolas do primeiro ciclo, o que já vai acontecendo no distrito, onde 83 por cento das unidades escolares estão cobertas. “Esta responsabilidade foi atribuída às autarquias que têm a obrigação de o fazer” remata o professor, que diz, convicto, que a “educação física deve estar acima dos problemas de saúde”.
Este simpósio reuniu umas dezenas de participantes, entre profissionais da área, dirigentes associativos ou treinadores, e foram discutidos vários assuntos, desde o desporto nos idosos ao treino dos jovens atletas.