Ciclismo
Torre fica de fora da “Volta”

Pela primeira vez em onze anos, a Torre não faz parte dos planos da organização da Volta a Portugal em Bicicleta. Ainda assim, os ciclistas vão ter que cruzar a Serra da Estrela por duas vezes.


NC / Urbi et Orbi

Pela primeira vez, o ponto mais alto de Portugal continental não é o alvo máximo da prova

O itinerário da Volta a Portugal em bicicleta contempla habitualmente a visita à Serra da Estrela e a edição de 2005 até cumpre a tradição a dobrar, mas nenhuma etapa irá terminar na Torre. O ponto mais alto de Portugal continental recebe o pelotão duas vezes, mas apenas de passagem, o que já não sucedia desde 1999.
Respectivamente com destino ao Fundão e a Gouveia, no sopé das montanhas, o percurso das duas tiradas nem sequer atinge a altitude máxima (1990 m), mas andará perto (1956 m), já que, em ambos os casos, no primeiro subindo de Seia e no segundo de Manteigas, o pelotão desvia a rota no cruzamento de acesso à Torre.
No entanto, este ponto não perderá o grau de importância, dada a imponência das subidas - uma de 28 quilómetros e outra de 18, ambas de primeira categoria - e a sua colocação no último terço das etapas, o que irá provocar uma selecção de valores.
Nas últimas 11 edições, apenas por uma vez não houve uma meta no topo da Serra da Estrela. Aconteceu em 1999 e então disputou-se uma etapa entre Tábua e Seia que, à semelhança deste ano, contemplou a Torre apenas de passagem e proporcionou um triunfo a Cândido Barbosa.
Apesar de os finais no "tecto" de Portugal continental terem sido introduzidos na Volta em 1971, só em 15 ocasiões houve meta ali instalada, já que, depois das vitórias de Joaquim Agostinho na estreia e em 1973 e do triunfo de Dinis Silva em 1974, passaram-se 18 anos sem chegadas à Torre. Em 1992 foi recuperada e o triunfo coube a Joaquim Gomes, que, após o interregno do ano seguinte, voltou a impor-se em 1994, para igualar o malogrado Agostinho. Desde aí, jamais um corredor repetiu vitória na Torre nas restantes 10 chegadas ali registadas, duas das quais na edição de 1997.
De resto, o percurso deste ano da Volta – que se disputa entre 5 e 15 de Agosto – contempla três etapas da prova na região. A terceira, no dia 7, com partida na Lousã, termina no Fundão. No dia seguinte disputa-se a mais longa estirada entre Penamacor e Castelo Branco, num percurso de 216 quilómetros. No dia 9 os corredores descansam mas, na manhã seguinte, a partir das Termas de Monfortinho, voltam a ter pela frente um traçado enorme (183 quilómetros) que obriga a uma passagem pela Serra da Estrela antes da chegada a Gouveia.