Os portões da sede de estudantes foram encerrados por decisão do Conselho Executivo
Guarda
Alunos da Afonso de Albuquerque contestam fecho da sua sede

Portões encerrados na passada quarta-feira, 8, na escola Afonso de Albuquerque. Foram os alunos a encerrá-los devido à decisão do Conselho Executivo em fechar a sede da Associação de Estudantes. Só que este alega que o local não está a ser utilizado para os fins devidos.


NC / Urbi et Orbi


Os portões da Escola Secundária Afonso de Albuquerque, da Guarda, foram na manhã da passada semana, temporariamente encerrados a cadeado pelos alunos, que protestaram contra o encerramento das instalações da Associação de Estudantes (AE) determinada pelo Conselho Executivo. Igor Espírito Santo, presidente da AE, disse aos jornalistas que o encerramento das instalações da associação "é uma medida de arrogância e prepotência, sem qualquer justificação que motivasse aquela atitude". O aluno queixa-se, também, da falta de "diplomacia e de diálogo, apesar de terem sido enviadas várias cartas ao Conselho Executivo para esse efeito".
"A diplomacia tornou-se ineficaz, tentámos falar com o presidente do Conselho Executivo a bem, enviámos cartas, mas resultou em nada", acrescenta, admitindo que a atitude tomada pelos alunos se destina "a pressionar o presidente do Conselho Executivo a reabrir as instalações". Os portões do estabelecimento de ensino foram, entretanto, reabertos, não tendo sido prejudicadas as actividades escolares.
O presidente do Conselho Executivo, António Soares, disse ter determinado o encerramento das instalações da AE porque "as regras que presidiram à sua cedência não estavam a ser cumpridas". Em causa, segundo este responsável, está o facto de as instalações não estarem a ser utilizadas de acordo com o determinado, verificando-se, nomeadamente, a existência de "vidros tapados, o que dá ideia de estarem à porta fechada, sem possibilidade de controlo da direcção da escola".
António Soares contesta, também, a acusação do presidente da AE sobre a alegada falta de diálogo, dizendo que três ofícios foram enviados à associação, com vista à realização de uma reunião para solucionar a questão, mas não terá obtido resposta.