Idanha-a-Nova
Mais de 41 mil quilos de
pneus recolhidos este ano

A Câmara de Idanha-a-Nova tem investido algum capital nos serviços de recolha de resíduos sólidos num concelho que tem alguns problemas. Por exemplo, o abandono de pneus usados. Em 2004, a autarquia recolheu mais de 47 mil quilos. Nos primeiros cinco meses deste ano, a marca já está nos 41 mil quilos.

NC / Urbi et Orbi

A recolha de pneus para reciclagem atingiu este ano um número recorde

O que costuma fazer aos pneus do seu carro quando estão usados? Deixa-os na oficina ou pura e simplesmente abandona-os num local ermo? Em Idanha-a-Nova, estes dois sistemas de “desfazer do pneu” têm dado bastante trabalho à autarquia local que tem feito um “esforço” ao investir algumas verbas num “eficaz” serviço de recolha de resíduos. Mas há muito pneu para recolher no concelho, como o confirma os números da Divisão de Urbanismo e Ambiente da autarquia: 24 mil e 600 quilos de pneus recolhidos em 2003, 47 mil 980 quilos em 2004 e este ano, em apenas cinco meses, a cifra superam já os 41 mil quilos.
Segundo a Câmara, os números têm comprovado a quantidade crescente de resíduos que são anualmente recolhidos pelo município. Em 2003 foram recolhidos quatro mil 336 toneladas de resíduos sólidos urbanos e nesse ano a Câmara resolveu investir num camião de recolha que tem a particularidade de lavar os contentores do lixo depois de vazios. No ano seguinte o valor subiu para as quatro mil 468 toneladas e os dados provisórios deste ano apontam para as mil 386 toneladas.
Para além de lixo doméstico, a edilidade tem recolhido também monos e sucata em grandes quantidades. Em 2003, foram 183 toneladas as recolhidas e no ano passado este valor ultrapassou os 237 mil quilos. Dos 31 ecopontos e 32 vidrões isolados distribuídos pelo concelho a Câmara reciclou 53 mil e 600 quilos de vidro, em 2003, e no ano passado 59 mil e 200 quilos. Os valores do plástico mantiveram-se na ordem dos cinco mil quilos. Perante todos estes dados, a Câmara decidiu este ano adquirir um veículo para recolha diferenciada destes resíduos.
A autarquia de Idanha-a-Nova, porém salienta que o concelho tem níveis de poluição “agradavelmente baixos, quando comparados com outras regiões do País”, o que constitui uma “mais valia para moradores e turistas”.