Promover a ligação entre as várias instituições foi uma das metas da acção
Reencontros de filosofia
A UBI no secundário

Três docentes da UBI participaram nas jornadas de filosofia da Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. O evento decorreu na passada quarta-feira, 15 de Junho e apresentava como um dos objectivos a ligação entre a Universidade e as restantes instituições escolares.


Por Eduardo Alves


O auditório da Escola Secundária Quinta das Palmeiras mostrou-se pequeno para tantos participantes no dia da Filosofia. Esta escola da Covilhã promoveu várias actividades numa data plenamente dedicada à disciplina.
Ao longo de vários meses, o Departamento de Filosofia daquela instituição foi preparando os alunos dos 10º e 11º anos para várias actividades que seriam apresentadas ao longo do dia 15 de Junho. Tiago Pita e Cláudia Sousa foram os dois professores do secundário, responsáveis pela disciplina de Filosofia, a promoverem as actividades. Um trabalho que o responsável pelo Conselho Directivo, João Paulo Mineiro, não deixou de sublinhar. Este mesmo docente saudou também uma novidade introduzida no dia da Filosofia, “a participação de docentes universitários nas actividades lectivas das escolas secundárias”.
Três docentes da UBI, do Departamento de Comunicação e Artes estiveram presentes neste evento. Numa primeira mesa de trabalho participaram André Barata e Ana Leonor Santos, responsáveis por algumas cadeiras das licenciaturas em Ciências da Comunicação e Filosofia, numa outra palestra, foi a vez de Urbano Sidoncha avançar com a sua comunicação.
Ao longo de todo um dia de trabalho vários trabalhos dos alunos, peças de teatro recriando as teses mais marcantes da história da filosofia e outros eventos semelhantes foram mostrados pelos alunos que formam o Grupo Disciplinar de Filosofia. Ainda assim, um dos mais marcantes pontos de todo este evento foi “a parceria criada entre a Universidade e as diferentes instituições escolares”, referem os promotores do evento.
Este tipo de parcerias “serve, sobremaneira, para colocar os alunos do secundário em contacto com docentes, matérias, explicações e métodos de trabalho que depois vão enfrentar quando ingressarem nas Universidades”, refere um dos professores ligado a estes “Reencontros de Filosofia”.
Para além da ligação entre duas realidades escolares, a presença de docentes da UBI, “vem também conferir uma outra envolvente a uma actividades virada para a comunidade”. Segundo João Paulo Mineiro, responsável máximo pela Escola das Palmeiras, “este tipo de abertura à comunidade é sempre muito positivo, e a ligação à UBI fica ainda mais reforçada”.