O corpo docente da UBI tomou contacto com esta plataforma
Workshop de e-conteúdos
Aulas interactivas

O balanço do primeiro ano de utilização da nova plataforma informática colocada à disposição dos doentes da UBI pelo Centro de Informática foi agora feito. O e-conteúdos está há um ano alojado numa espécie de Intranet da UBI e tem como principal objectivo, a disponibilização de informação através da Rede, conferindo aos utilizadores, a oportunidade de poderem dispor de documentos on-line, e-books, imagens e vídeos.


Por Eduardo Alves


Um dos projectos mais arrojados do Centro de Informática comemora por estes dias, um ano de funcionamento. A plataforma de e-conteúdos da UBI pretende, em certa medida, apetrechar o corpo docente da instituição com uma ferramenta baseada nas novas tecnologias de informação e comunicação. Com o intuito de dinamizar o ensino através da facilitação de acesso a conteúdos programáticos foi criado este espaço onde, na prática, o docente de uma cadeira pode disponibilizar toda a matéria, aos alunos, através da Internet.
Esta ferramenta está construída na base da promoção de interactividade entre o docente e os alunos. Uma forma de proporcionar a todos os envolvidos no processo de aprendizagem novos métodos de alcançar o sucesso didáctico. A funcionar de uma maneira experimental durante todo o ano lectivo que agora termina, os docentes que experimentaram esta nova tecnologia falaram sobre a mesma. Os responsáveis pela ferramenta informática promoveram também junto da comunidade de professores da UBI um workshop prático, “de forma a familiarizar os docentes com o programa”, referem os responsáveis.
Durante o passado dia 16 de Junho foram apresentados os prós e contras desta nova ferramenta de disponibilização de matérias e suportes lectivos. O dia de trabalho serviu para dar a conhecer a situação actual do projecto, os avanços realizados ao longo deste primeiro ano de utilização e as experiências dos docentes que trabalharam com este software. Ao mesmo tempo, “neste evento conseguiu-se também perceber as indicações dadas pelos utilizadores” refere Nuno Sampaio, um dos promotores do e-conteúdos.



Novas soluções informáticas

O programa vai funcionar por inteiro a partir do próximo ano

A progressiva eliminação do suporte papel, processo denominado no meio informático por “webização”, a facilidade de acesso a conteúdos digitais como livros e documentos de carácter científico, que estão disponíveis na Internet, assim como, a vídeos, imagens e outro tipo de ferramentas são alguns dos passos dados por esta plataforma.
A adopção de novas soluções informáticas por parte da UBI permite assim aos seus docentes “ter uma ferramenta de trabalho multifuncional que os coloca, de forma permanente, em interactividade com os seus alunos”, adiantam os promotores do e-conteúdos. Os mesmos que apresentaram um caso prático junto dos docentes participantes no workshop, de forma a “promover a utilização desta estrutura”. Um software onde o docente de uma cadeira pode alojar os textos que vão ser apresentados nas aulas, links para artigos científicos que julgue de importância relevante para a compreensão da matéria em apreço, vídeos, imagens, gráficos e outro tipo de informação importante. A tudo isto acresce o facto do aluno poder aceder a estes dados através de um qualquer computador com ligação à Internet e daí entrar também em contacto com o docente. As matérias previstas para as provas, exemplos de exercícios e as notas obtidas nas respectivas cadeiras são também informações que podem ser visionadas nesta ferramenta. Os docentes que colocaram em prática este software referem que a sua utilização veio dar uma nova dinâmica às aulas. Ainda assim, o dia serviu para recolher algumas opiniões no sentido de melhorar o que já está feito. O e-conteúdos volta a arrancar em força no próximo ano.