15 anos de fotografia
 
 
de Público
 
A imagem encerra em si milhares de palavras de um possível texto de interpretação. Porque a imagem constitui um dos principais suportes do jornalismo, o Público decidiu agora editar uma recolha de fotos dos seus profissionais.
Um livro único que encerra verdadeiras pérolas, episódios históricos, capturados pela objectiva de quem faz da foto-reportagem o seu modo de vida. São mais de duzentas fotos, algumas delas bastante conhecidas, que se encontram distribuídas por 15 anos. Uma forma de reavivar memórias e conferir às gerações actuais e vindouras um instrumento histórico de grande força.
O jornal exprime também desta forma um sinal de qualidade e de apreço pelos seus leitores e pelos seus profissionais. Uma forma de homenagear os 15 repórteres fotográficos que contribuíram para o Público e também os seus leitores que foram dando possibilidade ao jornal de avançar para patamares qualitativos superiores aos habituais.
Aparece de tudo um pouco, política, cultura, religião, sociedade, desporto, enfim. Como aparecem também lugares bastante distantes deste rectângulo a sul da Europa, neste aspecto geográfico, um destaque para os trabalhos elaborados no continente africano, mais propriamente, nos países de língua portuguesa, pelos profissionais do Público. Os retratos dos conflitos armados e do sofrimento dos civis é mostrado de forma primordial nesta obra. Uma referência no seu patamar.