II Feira do Livro
Um convite à leitura

Foi uma das mais concorridas feiras de Verão que a autarquia covilhanense promove na Praça do Município. A segunda edição da Feira do Livro da Covilhã serviu, para além da venda, como forma de publicidade.

Por Eduardo Alves

A Feira do Livro da Covilhã foi um dos mais concorridos certames de Verão

Debaixo de um sol abrasador, poucos são os que se aventuram por entre os diversos stands de exposição de livros montados em plena Praça do Município da Covilhã. A sombra das esplanadas é mais acolhedora e também mais convidativa. Os representantes de diversas livrarias da cidade e também alguns comerciantes de livros e outros produtos similares olham para o seu público-alvo com alguma atenção. A segunda Feira do Livro da Covilhã nem está assim a correr tão mal. Que o digam os proprietários da Livraria Ferrão, uma das mais conhecidas da “cidade neve”. Segundo estes, “a feira serve sobretudo para marcar presença”.
A compra de livros, actualmente, “é feita com alguma frequência” daí que as pessoas venham até este evento no intuito “de encontrar apenas algumas promoções”. A livraria Ferrão propõe “O livro do dia”. Durante os três dias em que se realizou o evento, diversos títulos passaram pela prateleira “destacando-se dos demais, em termos de preço”.
È nas horas mais frescas, “depois de jantar” que se encontra mais gente a visitar os diversos stands. Livrarias da região comercializam publicações actuais, temáticas ou de áreas científicas, mas também colecções lançadas por jornais e revistas “e que agora aparecem a um preço simbólico”, refere um comerciante. O certame vai tendo algumas pessoas, “daí ser importante marcar presença”, adiantam os livreiros. Durante o passado fim-de-semana não houve motivo para deixar de ler um livro. No Pelourinho era possível adquirir publicações desde um euro.