O Oriental de São Martinho venceu, pela segunda vez consecutiva, as marchas
Marchas populares
Oriental revalida título

Foi no Estádio Municipal José Santos Pinto que as marchas actuaram uma última vez este ano. Numa noite amena a festa aqueceu mais para o lado do Oriental de São Martinho que se sagrou novamente vendedor.


Por Eduardo Alves


No passado fim-de-semana foi a zona do pelourinho a receber o desfile de cor e alegria que é proporcionado pelas marchas populares. Este sábado, 25, foi a vez do estádio municipal ser palco para um último desfile em 2005. Mais de uma dezena de grupos divididos nas categorias júnior e sénior mostraram o trabalho de um ano inteiro dedicado às marchas.
Este “é um dos eventos mais marcantes na vida cultural da cidade”, refere Maria do Rosário Rocha, vereadora da cultura da Câmara da Covilhã. Na sua 17ª edição reuniram-se em torno de um mesmo objectivo um número “francamente animador” de colectividades e associações, adianta Paulo Rosa, presidente do Grupo Desportivo da Mata, instituição que organiza o evento. Como exemplo Rosa refere a participação “pela primeira vez” da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Covilhã (ARPI). Um sinal de que “as marchas estão aí para continuar”.
Depois de terem reunido vários milhares de covilhanense na cidade, no fim-de-semana de 18 e 19 de Junho, os participantes neste evento desfilaram uma vez mais perante um júri. Primeiro as camadas juniores às quais se seguiram os seniores numa noite que contou com a ajuda do tempo.
Este ano, todos os participantes foram desafiados a falar sobre temas regionais, alusivos à Beira Interior. Paulo Rosa diz que esta escolha “deve-se à riqueza cultural desta região”. Todos os grupos participantes apresentaram a sua interpretação perante os jurados e a decisão lá se deu a conhecer.
Na classe júnior o lugar cimeiro foi para a Fundação Conde da Covilhã que este ano veio às marchas sob o tema “O jardim celeste”. Esta instituição levou também para a freguesia do Refúgio, onde está sedeada, o galardão referente a melhor traje júnior.
No que diz respeito à marcha sénior vencedora, o troféu não mudou de mãos. Isto é, foi arrebatado, pelo segundo ano consecutivo, pelo Oriental de São Martinho. Esta marcha aparece este ano sob o tema “Do sonho nasce a marcha”, um mote que parece ter trazido sorte ao conjunto. Ao início da noite, o responsável por este grupo dizia que “toda a formação se mostrava muito motivada para a revalidação do título”. Isto porque “o apoio e os aplausos recebidos no passado sábado, na cidade, fazem pensar isso”. No final da noite, dirigentes da colectividade vencedora mostravam-se muito felizes. Em segundo lugar, na categoria sénior ficam os Leões da Floresta e em terceiro a colectividade organizadora, o Grupo Desportivo da Mata.