O Atlético de Madrid conquista este título pela segunda vez
IV Torneio Internacional de Futebol Juvenil
Atlético de Madrid
sagra-se bi-campeão em Idanha

Pela segunda vez em quatro edições, o Atlético de Madrid levou para a capital espanhola o troféu de campeão do Torneio Internacional de Futebol Juvenil de Idanha. Os “colchoneros” bateram o FC Porto na final… mas foi preciso recorrer aos pénaltis.


NC / Urbi et Orbi


O Atlético de Madrid venceu a quarta edição do Torneio Internacional de Futebol Juvenil de Idanha-a-Nova. Esta foi a segunda vitória dos “colchoneros” na prova que, este ano, se disputou entre os dias 17 e 19 de Junho.
Os finalistas do torneio, que todos os anos vem adquirindo cada vez mais uma maior qualidade, mostraram ao público um futebol de alto gabarito, próprio de escolas de formação bem trabalhadas e evoluídas, pois quer o FC Porto, quer o Atlético de Madrid, apostam cada vez mais nas camadas jovens, onde encontram o futuro de ambas as equipas.
Os portistas, que se apresentaram tecnicamente bem, foram um conjunto homogéneo, que ao longo da primeira parte tudo fizeram para contrariar a bem estruturada equipa madrilena, que se apresentou no relvado raiano, disposta a levar o ceptro para a capital do país vizinho.
Bem colocados no terreno, os "colchoneros", cortaram sempre à nascença, qualquer iniciativa dos nortenhos, não permitindo a entrada na sua área dos jogadores atacantes, pelo que num contra-ataque surpresa, colocaram-se na posição de vencedores aos cinco minutos, com um remate bem colocado de Sérgio Sanches.
A partir daqui, reagiram bem os jovens comandados por Álvaro Silva, vieram para a frente, criaram oportunidades de golo, e só não foram concretizadas, porque a defesa madrilena conseguiu gorar os intentos dos avançados Mialongi e Ricardo Carvalho. Mas "tanta vez o cântaro vai á fonte", que aos 34 minutos, Pedro Antunes, num remate bem sucedido, conseguiu empatar a partida, resultado registado ao intervalo.
A etapa complementar foi mais equilibrada, com ambas as equipas a procurarem o golo da vitória, mas umas vezes por manifesta falta de sorte, e outras por alguma inoperância, não conseguiram os objectivos.
Após o apito final, de Ângelo Correia, que esteve excelente na condução do jogo, o vencedor do torneio ficou decidido através de grandes penalidades, tendo a equipa do Atlético de Madrid apontado os golos que lhe dariam a vitória final.

Real Madrid em terceiro

Na disputa pelo terceiro lugar, o Boavista venceu a outra formação espanhola em prova – o Real Madrid – mas acabou por ser penalizado por fazer alinhar jogadores castigados. A turma “merengue” arrebatou, mesmo sem ganhar, a terceira posição do pódio relegando os “axadrezados” para o quarto posto. Nas posições seguintes classificaram-se Sporting CP, Vitória de Guimarães, Desportivo de Castelo Branco e Vitória de Setúbal.
Autor de sete golos pelo Boavista, Valentim Loureiro (neto do presidente da Liga) levou para casa o troféu referente ao melhor marcador do torneio. Daniel Martin Parrilla – número 10 do Atlético de Madrid – foi considerado o melhor jogador da prova, enquanto Luís Almeida, do Desportivo de Castelo Branco foi votado pelos treinadores como “Melhor Guarda-Redes”.