No entender dos autarcas, os GTL's são ferramentas preciosas no trabalho local
Gabinetes Técnicos Locais
À espera de meios financeiros

Os Gabinetes Técnicos Locais (GTL) têm sido um “excelente instrumento na execução de intervenções focalizadas, empreendidas em conjugação de esforços entre a administração local e regional”, pelo que o Governo irá continuar a apoiá-los. Foi esta a promessa deixada pela representante do Governo no distrito, Alzira Serrasqueiro, no III Encontro de GTL’s da Região Centro que decorreu na passada semana no Fundão.


NC / Urbi et Orbi


A governadora civil diz que os GTL constituem uma solução “eficaz e preciosa que devemos continuar a utilizar” e que do Governo pode esperar-se que “tudo será feito para que os critérios de aprovação de GTL sejam transparentes”. Aliás, Serrasqueiro salienta que o objectivo do executivo liderado por Sócrates é o de conferir às regiões maiores competências e responsabilidades.
Recorde-se que a Câmara Municipal do Fundão defendeu na semana, a preparação de uma estratégia comum dos autarcas da região Centro para a transição do terceiro para o quarto Quadro Comunitário de Apoio (QCA). Segundo Paulo Fernandes, vereador da Câmara do Fundão, "está em foco a importância que têm vindo a ganhar nos últimos anos as problemáticas da sustentabilidade, cada vez mais associadas à dimensão cívica e participativa dos agentes no desenvolvimento dos seus territórios". "Neste contexto, é preciso que sejam definidos objectivos que se coadunem com os princípios do QCA IV", por forma a garantir aos municípios os meios técnico e financeiros "disponibilizados através dos GTL para reabilitação de espaços públicos", acrescenta. O autarca realça, nomeadamente, os resultados já conseguidos, com a rede das Aldeias Históricas, que nasceram a partir de estudos produzidos por GTL de cada aldeia. Actualmente, no "Programa das Aldeias do Xisto" (AIBT do Pinhal Interior), são os trabalhos elaborados por GTL que apresentam melhores condições para integração de vários aglomerados na futura "Rede de Aldeias de Xisto".
Estiveram presentes no Encontro dezenas de especialistas e responsáveis por GTL, contando-se entre os oradores, o arquitecto Nuno Teotónio Pereira e a presidente da Ordem dos Arquitectos, Helena Roseta. Os GTL foram criados no âmbito do Programa de Recuperação de Áreas Urbanas Degradadas (PRAUD). O PRAUD contempla, numa das suas vertentes, a instalação de Gabinetes Técnicos Locais cuja finalidade consiste em desenvolver acções de preparação e acompanhamento de reabilitação ou renovação de áreas urbanas.