Está dado mais um passo em todo o projecto da Naturtejo
Turismo local
Naturtejo aposta em novo projecto

Segundo os responsáveis este é um dos passos mais importantes na consolidação de uma zona turística no Tejo. Portugal e Espanha dão as mãos para se candidatarem a subsídios comunitários.


NC / Urbi et Orbi


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e a Empresa Intermunicipal Naturtejo, assinaram na passada semana, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo Branco, um protocolo de cooperação, em conjunto com o Instituto de Desarrolo Comunitário, de Espanha, e a Union de Chambres de Commerce et Industrie du Massif Central, que através de uma candidatura ao Interreg III B - Sudoeste Europeu, desenvolveram o projecto "Porta Natura - Novas procuras, novos espaços e novos produtos turísticos para o meio rural do Sudoeste Europeu", tendo sido aprovada em 4 de Dezembro de 2002.
Joaquim Morão, administrador da Naturtejo considera ser necessário "aproveitar estas oportunidades". "Este é um projecto novo, interessante e voltado para o turismo", afirma Morão, acrescentando que a partir de agora, estão reunidos todos os instrumentos que "possam valorizar e potenciar o desenvolvimento deste região".
Por seu turno, o presidente da CCDRC, Pedro Saraiva, salienta que "este é um projecto aglutinador de referência estratégica sobre o futuro" para a região, em que o sector do turismo, "é um dos motores essenciais". O projecto parte do pressuposto de que a actividade turística tem um importante papel a desempenhar no desenvolvimento do Sudoeste Europeu e, particularmente, das regiões envolvidas, que apresentam excelentes potencialidades mas "onde falta organização e articulação dos agentes presentes nos territórios".
Dividido em três fases, o documento tem como objectivo, o estudo da evolução europeia na procura turística relativamente à oferta das zonas rurais: novas práticas, novos modelos de estadia e novos espaços identificativos. Prevê igualmente, o estudo e modelo da organização dos sistemas de actores do turismo, em tais espaços, destinados a comprometer e a animar o processo de produção turística.
Por fim destina-se à experimentação em territórios-piloto destes futuros modelos de organização para validar as condições da sua aplicação e os resultados esperados.
O projecto Porta Natura deverá estar concluído até ao próximo mês de Setembro.