Provas de Doutoramento em Ciências do Desporto
Actividades desportivas adaptadas à gestão

Ana Catarina Fernando apresentou ontem, segunda-feira, 27, uma proposta de estruturação das práticas desportivas ao treino e às estruturas que suportam este tipo de actividades.

Por Catarina Rodrigues

O trabalho apresentado na UBI pretende estruturar as actividades desportivas de grandes espaços à micro e macro gestão

“Das actividades desportivas dos grandes espaços para a micro e macro gestão” foi o título da tese de doutoramento apresentada por Ana Catarina Mendes Fernando, docente no Departamento de Ciências do Desporto da UBI. Segundo a autora, este trabalho constitui uma “proposta de estruturação destas actividades de modo a ser aplicada à micro e à macro gestão, ou seja, ao treino e às estruturas de suporte a este tipo de actividades”.
Ana Fernando situa este estudo “no âmbito da sistemática das actividades desportivas”. Segundo a docente, “o que se pretende é estruturar o conhecimento de forma a ser aplicável pelos treinadores e pelas pessoas que estão no mercado, para que possam ter uma estrutura de conhecimento que permita a adaptação às situações concretas e aos problemas que vão surgindo”.
Ana Fernando seguiu um processo de conjectura e de refutação e foi construindo essa mesma conjectura através de alguns dados de referências bibliográficas, quer da história, quer da antropologia e de outras áreas do conhecimento que no fundo documentam este tipo de actividades e que estudam alguns dos problemas existentes. A autora utilizou também, no seu estudo, um conjunto de relatos e descrições de pessoas envolvidas nas actividades desportivas de grandes espaços, que tiveram um determinado tipo de vivências e que se depararam com problemas concretos.
Depois da teorização feita ao longo da tese, Ana Fernando tentou perceber se de facto, a estrutura que tinha construído dava resposta aos problemas que eram levantados. “Naturalmente há pontos que devem ser aprofundados e que no futuro espero continuar a estudar, desenvolver e fazer outros trabalhos que venham complementar este estudo”, refere. A docente acrescenta ainda que “o mais importante é que a estrutura base está criada”.
O júri das provas foi constituído por Manuel Sérgio Vieira e Cunha, professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Ana Paula Batalha, professora catedrática da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Manuel Tavares, professor associado do Instituto Piaget, Fernando Franco de Almada, professor associado da UBI, César Duarte Peixoto, professor associado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Rui Miguel Brás, professor auxiliar da UBI.