Mestrado em Ciências do Desporto
A saúde da motricidade

Apontar novos rumos para a motricidade humana foi um dos objectivos apontados na dissertação de mestrado em desporto apresentada na UBI.

Por Eduardo Alves

A motricidade humana deve ser encarada com outro olhos dentro das Ciências Sociais, afirma o autor da tese

O bem-estar do ser humano, na perspectiva de várias ciências sociais, compreende também o bem mental e psíquico. Factores que a tese de mestrado de Sérgio David Ramos Borges pretende associar à prática desportiva ou de exercício físico adequado.
Intitulada “Motricidade Humana e Saúde – contribuições de Manuel Sérgio”, esta tese de desporto avança com algumas ideias que têm vindo a ganhar força no âmago das Ciências Sociais e Humanas. Isto porque, muitas áreas científicas ligadas e estas temáticas referem que a motricidade humana é um factor de melhoramento da saúde das pessoas. Ainda assim, “nem só os profissionais de saúde, como os médicos, deviam estar ligados a este campo”, adianta Sérgio Borges, para o agora mestre, “deveria também de existir um maior contacto e desempenho das pessoas ligadas às ciências do desporto, no que diz respeito à orientação de determinados exercícios que se julgam benéficos à saúde”.
Na óptica do autor da tese, “nem todo o exercício físico representa uma finalidade igual”. Daí que “as Ciências Sociais e Humanas devam olhar mais para esta área da saúde e estudar, através da motricidade, a melhor forma de encontrar uma linha favorável ao bem-estar do indivíduo”, em todas as vertentes implicadas nesse aspecto.
Para além desta temática, Sérgio Borges faz questão de explicar que a sua tese “realça o espaço que a motricidade tem nas Ciências Sociais e Humanas”. Um lugar que começa agora a ganhar destaque e “força”, através de um crescendo de estudos e investigações.
Esta tese recebeu a aprovação de um júri composto por Manuel Sérgio Vieira e Cunha, professor catedrático aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Fernando Franco de Almada, professor associado da Universidade da Beira Interior.