O mel esteve no centro das atenções no passado fim-de-semana, na Covilhã
Feira do Mel
Certames terminam no Pelourinho

A última exposição do Ciclo de Feiras promovidas pela autarquia covilhanense para os passos do concelho terminou no passado fim-de-semana. Durante mais de um mês, o espaço foi ocupado por mostras de diversas temáticas.


Por Eduardo Alves


Esta exposição serviu para adoçar o gosto. O mel, um produto tradicional foi o grande homenageado nesta mostra promovida pela Câmara da Covilhã.
A feira que se repete pela segunda vez trouxe à “cidade neve” cerca de uma dezena de expositores com produtos vários tendo por base o mel. Bolos, licores e rebuçados, partilhavam o espaço com sabonetes, pomadas e chás, “tudo de mel”, explica José Geraldes. Este produtor do concelho de Seia refere que “o mel tradicional está a perder-se”. Hoje as grandes industrias conseguem colocar no mercado um produto muito mais barato, mas com qualidade muito inferior”. A tudo isto acresce o facto “do açúcar e outros produtos refinados ter vindo a substituir o mel”.
Este produtor, tal como a maior parte dos presentes neste certame não veio pelo volume do negócio, mas sim, “para mostrar os produtos e fazer alguns contacto com pessoas ligadas aos produtos tradicionais”. Esta feira do mel encerrou um ciclo de exposições e certames que animaram os fins-de-semana na Praça do Município durante mais de um mês, desde a Feira do Livro, da Velharias, passando pela Caça e Pesca e pelos Tecidos houve de tudo um pouco no pelourinho. Segundos os responsáveis pela autarquia, este tipo de eventos é para continuar.