Pela terceira vez em Portugal, o austríaco arrecada agora o primeiro lugar
Taça do Mundo de Snowboard
Austríaco brilha na noite de Gouveia

Depois de duas segundas posições nas edições anteriores, o austríaco Sani Alibabic conseguiu o primeiro lugar na etapa da Taça do Mundo de Snowboard disputada em Gouveia. O melhor português, este ano, não passou do 10º lugar da geral.


NC / Urbi et Orbi


Sani Alibabic sagrou-se vencedor do Gouveia Sapo Big Air 2005, a eliminatória nacional da Taça do Mundo de Snowboard que decorreu na passada semana, em Gouveia, e que juntou os melhores atletas do mundo da modalidade. É caso para dizer que à terceira foi de vez, dado que o austríaco já tinha alcançado duas segundas posições nas edições anteriores. Os segundo e terceiro classificados foram Rudi Kroll, da Áustria e Marius Otterstad, da Noruega. Na categoria feminina, a primeira foi a holandesa Cheryl Moos.
Durante cerca de três horas, o público assistiu às manobras dos 10 atletas masculinos internacionais, que competiram em três mangas, e das quatro snowboarders femininas que disputaram a prova em duas etapas, efectuando dois saltos pontuáveis em cada uma destas mangas. O júri, que avaliou as suas performances segundo o grau de dificuldade, a altura e a radicalidade das manobras, deu a vitória ao atleta austríaco.
Portugal esteve representado por quatro atletas que foram apurados duas horas antes da Taça do Mundo, nesta mesma rampa, que este ano, pela primeira vez, acolheu também a Final do Campeonato Nacional da modalidade – “Snowboard Series” – reunindo os 16 melhores snowboarders portugueses. Na competição nacional a vitória coube a Diogo Patrocínio, seguido de Hugo Lemos, que acabaria por ter melhor prestação nas descidas para o Mundial, alcançando o 10º lugar da geral.

Gouveia “capital da aventura”

A prova da Taça do Mundo constituiu o ponto alto do fim-de-semana na neve, quer pela qualidade e espectacularidade das exibições, quer pelas mais de 10 mil pessoas que encheram o recinto que acolhe a rampa com 80 metros de comprimento, 22 de altura, 20 de largura e 240 toneladas de neve.
O Gouveia Sapo Big Air 2005 é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Gouveia que, assim, tornou a cidade anfitriã do Big Air 2005 na capital da aventura e dos desportos de neve durante os três dias do evento.
Segundo Álvaro Amaro, Presidente da Câmara, “Gouveia ocupa já um espaço relevante no panorama dos desportos de aventura em Portugal” mas, nesta quarta edição do Gouveia Sapo Big Air, a organização quis “reforçar esse estatuto e criar um espaço de divertimento para todos os que gostam deste género de actividades”. Este fim-de-semana, remata “foi um exemplo do que a autarquia pretende trazer ao concelho todos os dias do ano”.