Pré-temporada do Covilhã arrancou ontem
João Salcedas assume comando técnico

Salcedas é o novo treinador do Covilhã. O técnico foi apresentado na passada semana, à imprensa e, ainda sem reforços garantidos, promete “trabalho e dedicação” na luta pela manutenção na Liga de Honra.

Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi

A luta pela manutenção é o principal objectivo do Covilhã

Após mês e meio de indefinição sobre quem iria orientar a equipa na próxima temporada, a Direcção do Sporting da Covilhã optou por uma solução interna: João Salcedas. O ex-secretário técnico, cargo que ocupou na última temporada, foi, segundo José Mendes, presidente do emblema serrano, “a primeira escolha” para colmatar a saída de Fanã.
A falar já como novo treinador do clube, Salcedas promete “trabalho, empenho e entrega total” para alcançar o objectivo que passa, “fundamentalmente, pela manutenção”. O novo técnico dos Leões da Serra sabe que o grau de exigência é maior este ano, mas está confiante na afirmação do clube na Liga de Honra. A honra, revela, “é grande, e a responsabilidade é maior, mas com o apoio de todos será possível levar este barco a bom porto”.
Ao seu lado, na equipa técnica, o novo treinador poderá contar com Juanito, Ricardo Ferraz, colaborador na preparação física, e Luciano, que acumula a função de jogador com a de técnico de guarda-redes. De fora vai ficar Virgílio Martins, preparador físico da equipa há vários anos.
Também o organograma directivo sofre algumas alterações à entrada para a nova temporada. O presidente José Mendes dirige, também, o departamento de futebol, tendo a seu lado João Carlos Viseu, José Prata e Manuel Saraiva. No departamento médico, mantêm-se o fisioterapeuta Carlos Alberto e o massagista Carlos Mangano, mas o médico Santos Marques não deverá continuar. Mendes já tem um substituto em vista, mas o nome ainda é uma incógnita.

Mais reforços são esperados

Na mesma conferência de imprensa que serviu para apresentar João Salcedas como treinador do Covilhã para a época 2005-2006, José Mendes deu também a conhecer as duas mais recentes aquisições da equipa Sénior. Trata-se de dois jovens oriundos da formação de Juniores: André, trinco, e Sérgio Pinto, médio centro, de 17 anos.
De resto, estas são as únicas “contratações” do defeso até ao momento. Mendes diz não haver mais nenhum jogador contratado. As necessidades do plantel estão identificadas e o presidente quer trazer para a “cidade neve” um guarda-redes, dois defesas, dois médios e, pelo menos, um avançado. Jogadores que se juntarão aos 13 que permanecem da última temporada. A saber: Luciano e Rui Miguel (guarda-redes); Piguita, Rui Morais, Banjai, Real, Cláudio e Cordeiro; Pimenta, Cunha e Milton (médios); Luizinho e Tarantini (avançados). A estes, juntam-se ainda os dois juniores recém-promovidos.
De fora das contas do novo treinador está João Trindade, que tinha contrato por mais uma época. O jogador polivalente de 35 anos tem várias alternativas, desde o Lusitânia dos Açores, ao Benfica e Castelo Branco, passando pelo Académico do Fundão. De qualquer modo, José Mendes salienta que não quer que o ex-capitão saia do clube pela porta pequena, e anuncia, para data ainda não definida, uma festa de homenagem ao jogador.