Municípios da região
Podem poupar dinheiro na energia

Cerca de 200 mil euros. É esta a quantia monetária que oito dos treze concelhos da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) poderão poupar no conjunto, anualmente, na factura energética. É isto que revela um estudo realizado pela Agencia Regional de Energia e Ambiente do Interior (Enerárea) e que foi apresentado na passada semana em Manteigas.

NC / Urbi et Orbi

São vários os municípios que foram estudados por esta iniciativa amiga do ambiente

Realizado no âmbito do Interreg III, em parceria com a Deputacion de Salamanca, durante ano e meio, o estudo teve por base a facturação de 2003 dos municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira Castelo Rodrigo, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso.
Para que tal aconteça, será preciso tomar algumas medidas, diz o estudo, que passam, por exemplo, pela renegociação do tarifários contratado com a EDP, a substituição das lâmpadas de mercúrio por lâmpadas de sódio e a colocação de relógios astronómicos nos postos de transformação. Abastecer pavilhões gimnodesportivos e piscinas a partir de energia solar é outra das propostas. Agora, caberá a cada município negociar com a EDP a implementação das medidas e aquisição dos equipamentos.
Segundo José Manuel Biscaia, presidente da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e também presidente da Câmara de Manteigas, prevê-se uma redução média da factura energética na ordem dos 67 por cento. Nos oito municípios estudados, a redução dos custos energéticos anuais com a iluminação pública e edifícios municipais varia entre os 46 por cento no concelho de Figueira Castelo Rodrigo e 94 por cento no concelho do Sabugal.
José Manuel Biscaia sublinha que o objectivo é contribuir para melhorar ainda mais a qualidade de vida da pessoas, reduzir as emissões de Co2 e a factura energética dos municípios. “Na área das energias renováveis o potencial eólico e solar está identificado, nomeadamente nas serra das Estrela e da Gardunha, mas o Governo tem as candidaturas fechadas para atribuição de potência ao nível da energia eólica. Por isso, teremos de esperar algum tempo”, concluiu o autarca. Até 15 de Julho os dois parceiros apresentam ao INTERREG III mais um projecto que, na área da AMCB, vai permitir fazer idêntico levantamento nos municípios de Belmonte, Fundão, Penamacor, Guarda e Fornos de Algodres.