O mundo dos telemóveis foi 
                        analisado pelo autor da tese 
                     | 
                     
                       Doutoramento 
                        em Gestão 
                         Marcar os telemóveis 
                         
                          Num País em 
                        que os aparelhos de telefone móveis se massificaram 
                        em tempo recorde, uma tese de doutoramento apresentada 
                        na UBI estuda os passos dados pelas diferentes marcas 
                        no sentido de venderem os seus produtos. 
                         
                         
                         
                        
                           
                               
                             | 
                             
                               Por Eduardo 
                                Alves  
                             | 
                           
                           
                              | 
                           
                         
                        
                       
                     | 
                   
                 
                
                
                  
                     Os portugueses, tal como 
                      o resto do mundo já não passam sem os telemóveis. 
                      De todas as formas e feitios, de todas as cores e para várias 
                      utilizações, os telemóveis apresentam-se 
                      como uma verdadeira mina de ouro no sector comercial. 
                      Paulo Alexandre de Oliveira Duarte veio à UBI defender 
                      uma tese sobre marcas de telemóveis e sobre as preferências 
                      das marcas neste mundo das telecomunicações. 
                      A tese que tem por título “A Preferência 
                      pela Marca – Estudo dos Factores que Contribuem para 
                      a Formação da Preferência” reveste-se 
                      de importância maior para campo da Gestão, 
                      uma vez que “pretende identificar quais os factores 
                      que influenciam a preferência dos consumidores”. 
                       
                      O autor deste estudo não esperava encontrar a porção 
                      mágica para as marcas venderem ainda mais aparelhos, 
                      apenas quis com esta investigação apontar 
                      algumas características que estão presentes 
                      neste tipo de mercado. Daí que as conclusões 
                      do trabalho de Paulo Duarte apontem para que “a preferência 
                      pelas marcas derive da componente emocional, da capacidade 
                      das marcas criarem universos imaginários que consigam 
                      cativar os consumidores”. Esta “armadilha” 
                      mediática baseia-se, sobretudo, num jogo de identidade, 
                      que são os valores da marca, de personalidade, que 
                      é a forma como ela representa os seus valores e de 
                      posicionamento que é a forma como comunica a sua 
                      personalidade.  
                      Esta tese foi aprovada por um júri composto por Mário 
                      Lino Barata Raposo, professor catedrático da Universidade 
                      da Beira Interior, João Manuel de Frias Viegas Proença, 
                      professor associado da Faculdade de Economia da Universidade 
                      do Porto, Arnaldo Fernandes de Matos Coelho, professor auxiliar 
                      da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Marta 
                      da Conceição Soares Silva Cruz Silvério, 
                      professor auxiliar da Universidade de Évora, José 
                      Carlos Martins Rodrigues Pinho, professor auxiliar da Universidade 
                      do Minho, Helena Maria Baptista Alves, professora auxiliar 
                      da Universidade da Beira Interior, Susana Maria Palavra 
                      Garrido Azevedo, professora auxiliar da Universidade da 
                      Beira Interior, Tiago Miguel Guterres Neves Sequeira, professor 
                      auxiliar da Universidade da Beira Interior. | 
                   
                 
                
                  
               
             | 
           
         
       |