|   Olhar para os principais 
                        intervenientes nas transacções operadas 
                        pelas PME’s em Portugal foi o ponto de partida de 
                        uma tese de doutoramento, no ramo da Gestão, apresentada 
                        no passado dia 8 de Julho na UBI. 
                        Luís António Fonseca Mendes estudou este 
                        tipo de empresas dando destaque “à forma 
                        como as partes interessadas no desempenho das empresas 
                        têm importância no desenvolvimento das mesmas”. 
                        No entender do autor da tese intitulada “A Gestão 
                        da Qualidade nas PME Industriais Portuguesas – Perspectiva 
                        Baseada nos STAKEHOLDERS”, quanto maior for o interesse 
                        em promover a qualidade mostrada pelos elementos chave 
                        no palco das transacções da empresa, “maior 
                        será o desempenho desta entidade”. Na óptica 
                        do autor da tese existem quatro elementos fundamentais, 
                        “os dirigentes, os trabalhadores, os clientes e 
                        os fornecedores”. Por estes passa “toda ou 
                        grande parte da gestão e das trocas financeiras 
                        de uma empresa”. 
                        Sem que se tenha o lucro como objectivo principal, “as 
                        PME’s devem também apostar na qualidade de 
                        serviços prestados, no acompanhamento dos seus 
                        clientes e noutras acções que façam 
                        aumentar a qualidade e a competitividade”. 
                        Os resultados deste estudo vão no sentido de permitir 
                        às empresas desenvolver iniciativas de modo a apostar 
                        na qualidade e nas relações com os clientes 
                        e com os fornecedores. Um objectivo que não se 
                        centra apenas “no melhoramento da qualidade dos 
                        produtos, mas também dos serviços prestados”, 
                        acrescenta o autor. 
                        A tese obteve aprovação por parte de um 
                        júri constituído por Josep Luís Martinez 
                        Parra, professor titular da Faculdade de Ciências 
                        Económicas e Empresarias da Universidade Autónoma 
                        de Barcelona, Zulema Paula do Perpétuo Socorro 
                        Lopes Pereira, professora associada da Faculdade de Ciências 
                        e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Manuel 
                        Tavares Lopes de Andrade Saraiva, professor associado 
                        da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade 
                        de Coimbra, Luís António Nunes Lourenço, 
                        professor associado da Universidade da Beira Interior, 
                        José António Sarsfield Cabral, professor 
                        associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do 
                        Porto, Anabela Antunes de Almeida, professora auxiliar 
                        da Universidade da Beira Interior e Susana Maria Palavra 
                        Garrido, professora auxiliar da Universidade da Beira 
                        Interior. 
                       |