Por terras do Douro
 
 
Castelo de Algoso e Arriba do Douro
 
Estas paragens sempre foram cristãs, referem os que ali habitam desde sempre. Por entre serras, vales e rios, os mouros não conseguiram encontrar arma ou estragema capaz de vencer os locais.
É no meio de paisagens onde a mão do homem mal se nota que se encontram encantos mil. Entre eles algumas peças dos conflitos de outrora como é o caso do Castelo de Algoso. Esta peça “bélica” datada do século XIII, está construída sobre um inacessível penedo. Uma forma que se tornou comum em Portugal e que teve os seus frutos positivos quando a Península Ibérica vivia em convulsão.
Deixem-se as guerras, até porque a clama das paisagens transmitem paz. O Sabor guia os viajantes por outros percursos não menos interessantes. Este rio, ainda que algo maltratado, não deixa de constituir uma das atracções da região. É sob a suas margens que se encontram pontes e calçadas romanas, bem como, inúmeras piscinas naturais escavadas na rocha.
A meio do caminho, por entre arribas de mais de cem metros, encontra-se o castro de São João das Arribas, pendurado na beira da falésia. Este ponto é bastante frequentado por admiradores e apaixonados de aves como o condor.