|  
                 
               
               
              
            
               
                O 
                    livro do Choque  
                   
               |   
                |   
               |   
                  
               |   
                |   
               |   
                | de 
                  Observatório da Ciência e do Ensino Superior 
               |  
                |  
               |   
                 
                  Poderia muito bem ser o título de um qualquer livro de 
                  escrita light ou cor-de-rosa. Todavia isso não acontece 
                  porque esta publicação do Observatório 
                  da Ciência e do Ensino Superior (OCES), datada de 2001 
                  trata de questões bem sérias. 
                  Contudo, ninguém pode deixar de afirmar que é 
                  “altamente” provável que alguns dos políticos 
                  no Governo de hoje tenham dado uma vista de olhos mais demorada 
                  pelas conclusões do estudo promovido pelo OCES e engendrado 
                  uma medida política a que dão pelo nome de “choque 
                  tecnológico”. 
                  Vai daí que este livro onde estão compilados grande 
                  parte dos projectos de investigação e desenvolvimento 
                  I&D levados a cabo em Portugal entre 1982 e 2001, esteja 
                  cada vez mais actual. Há cerca de quatro anos que foi 
                  tornado público e já nessa altura, toda a época 
                  de investigação anterior ficava marcada pela falta 
                  de condições, pelas fracas carreiras profissionais 
                  dos seus intervenientes e por um País apático 
                  no que respeita à ciência. Devem pois os políticos 
                  continuar a ler este tipo de literatura, mas em vez de se ficarem 
                  pelos primeiros capítulos, colocar em prática 
                  as soluções que os manuais apontam. |   
              
              
           | 
         
       
     |