Rota da Transumância
Trilhos dos pastores vão ser requalificados

Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor, parceiros na Rota da Transumância, querem transformar os caminhos em atracções turísticas. Do lado espanhol há a intenção de candidatar os percursos a Património da Humanidade.

NC / Urbi et Orbi

A aposta neste tipo de herança cultural vai ser feita de forma conjunta entre vários municípios

No âmbito da Rota da Transumância a Câmara do Fundão assinou um protocolo com Penamacor e Idanha-a-Nova, mais quatro entidades espanholas, para uma candidatura ao programa Interreg, destinado a projectos transfronteiriços, que contempla a continuação do projecto.
No caso dos municípios portugueses o acordo prevê também a requalificação dos antigos trilhos utilizados pelos pastores para que possam ser utilizados para fins turísticos. Como já acontece actualmente em Espanha, onde esses caminhos estão classificados a nível nacional e se encontram sinalizados.
No País vizinho há até a intenção de candidatar essa rota, que tem milhares de quilómetros, a Património Mundial. Um projecto que poderá envolver também os três municípios da Beira Interior. Do lado espanhol, as autarquias de Fuentes de Onõro, Valverde del Fresno, Zarza la Mayor, Simancas e ainda a Fundação Geral da Universidade de Valladolid, tencionam dar já início ao processo, que se deve arrastar por uns dois ou três anos. Por isso os responsáveis autárquicos lusos esperam até lá ter os trilhos recuperados.
Segundo o vereador com o pelouro do Desenvolvimento Local e Regional na edilidade fundanense, Paulo Fernandes, nos três concelhos essa rota estende-se por 150 quilómetros e a candidatura ao “Rota da Transumância – II fase” tem um valor elegível na ordem dos cinco milhões e 600 mil euros. No que toca ao Fundão, para além da requalificação dos caminhos e da sua sinalização serão igualmente recuperados os antigos abrigos dos pastores entre o Fundão e Alpedrinha.
Neste momento está ainda em execução a primeira fase. Paulo Fernandes sublinha que no seu concelho está a ser requalificado o Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha, onde em Setembro se realiza o Festival dos Chocalhos e toda a animação envolvente, assim como destaca o plano de valorização das aldeias ligadas à Rota da Transumância: Alpedrinha, Alcaide, Castelo Novo, Póvoa da Atalaia e Capinha. Um trabalho que tem verbas alocadas no projecto que a autarquia fundanense vai candidatar ao IV Quadro Comunitário de Apoio.