Parceria com Espanha prevê
Requalificação do património
histórico albicastrense

Uma parceria transfronteiriça prevê a aposta, em fundos comunitários, a ser pelos dois países. Castelo Branco representa Portugal e espera ganhar mais de oito milhões de euros em investimentos.

NC / Urbi et Orbi

Mais de oito milhões de euros vão ser destinados à cidade albicastrense

Na passada semana, foram apresentadas, em Cáceres, na presença de Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, as candidaturas conjuntas ao Programa INTERREG III-A-Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, que tem como objectivo concretizar diversos projectos comuns para o desenvolvimento social e económico das cidades de Castelo Branco, Plasencia e Cáceres. Desta parceria, resultam quatro programas para a cidade portuguesa, com um investimento total de mais de oito milhões de euros.
As candidaturas para Castelo Branco visam intervenções na Área de Localização Empresarial, na ligação da Avenida de Espanha ao IC8, na Quinta da Carapalha e no Valongo. Estão também previstas pelos programas acções de requalificação do edifício dos CTT para actividades culturais, do edifício do Conservatório Regional e da Zona Histórica de Castelo Branco.
Para Joaquim Morão, estes projectos vão possibilitar a recuperação do património histórico e de locais recentes que não tiveram uma construção adequada. De acordo com o edil albicastrense, “com estes novos acordos vamos dar mais um passo em frente para que, quando estiverem concluídos, as nossas cidades fiquem melhores”.
A cerimónia de assinatura dos acordos de parceria marcou também a passagem de testemunho da presidência da TRIURBIR, A.E.I.E da cidade de Plasencia para Cáceres.