Mestrado em Ciências do Desporto
A fórmula do sucesso

Uma das respostas para o bom desempenho físico parece estar agora encontrada. A motivação é a componente essencial para o alcance de bons resultados na área da educação física.

Por Eduardo Alves

Motivar os alunos para a prática do desporto leva a melhores resultados escolares, refere a tese de mestrado

José Pedro Oliveira Cálix Ferreira veio do norte do País até à UBI para apresentar a sua dissertação de mestrado. Este professor da disciplina de Educação Física, no 2º Ciclo estudou durante largos meses 302 alunos, tendo em vista a recolha de elementos que o colocassem no caminho certo para a descoberta do sucesso na disciplina em causa.
“A Importância da Motivação nas Aulas de Educação Física: Estudo com Alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico” é o título deste trabalho na área do desporto. Segundo o autor, a motivação dos alunos para a prática desportiva, ou para o melhoramento no desempenho individual da disciplina “leva a que os resultados sejam muito melhores”.
Segundo os dados recolhidos por este estudo, “a disciplina de Educação Física é a preferida pelos alunos do 2º ciclo”. Daí que o autor adiante que exista já “um factor emocional que leva a que os resultados sejam melhores”. Contudo, “muitas das vezes os docentes apenas pensam em melhorar a técnica dos alunos sem sequer os incentivar ou motivar para esse facto”. Ao que parece, “a motivação é o factor que mais conta para o sucesso dos alunos”.
José Augusto Alves, professor coordenador da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, do Instituto Politécnico de Santarém, Fernando Franco de Almada, professor associado de Universidade da Beira Interior e Manuel da Silva Loureiro, professor associado da Universidade da Beira Interior constituíram o júri que aprovou esta tese de mestrado.