Novos mestrados na UBI
Áreas de especialização aumentam

No próximo ano lectivo, a Universidade da Beira Interior lança mais um conjunto de mestrados e pós-graduações. Desde há alguns anos que uma das políticas da instituição tem sido a aposta em áreas de estudo que dão continuidade às licenciaturas. Para já, novos mestrados e pós-graduações juntam-se ao leque das temáticas já existentes com o intuito de "melhorar os conhecimentos técnicos em várias áreas", dos licenciados que trabalham na região e no País, adiantam os responsáveis.

Por Eduardo Alves

No próximo ano lectivo, o número de mestrados e pós-graduções na UBI vai aumentar

O mestrado em Reabilitação e Ambiente da Construção é um dos primeiros nesta área específica da Engenharia Civil a entrar em funcionamento, em Portugal. Arranca este ano na UBI e tem já abertas as suas inscrições. Este curso complementar à licenciatura é um dos três novos que vão entrar em funcionamento na UBI, este ano lectivo.
A instituição de Ensino Superior vai abrir novas vagas para outros mestrados que estavam já em funcionamento, como é o caso de Ciências da Comunicação. Actualmente, a UBI contabiliza 25 ramos de doutoramento, 26 mestrados, quatro M.B.A.’s e duas pós-graduações.
Relativamente ao mestrado em Reabilitação e Ambiente da Construção, os objectivos definidos para este novo curso passam por dotar os licenciados “de conceitos científicos e aplicações práticas no domínio da reabilitação e da qualidade de ambiente interior”, no que respeita a edifícios. João Paulo Castro Gomes, docente responsável por este curso refere que “torna-se essencial dar formação aos técnicos da região e não só, neste ramo da construção”. O docente do Departamento de Engenharia Civil da UBI aponta como uma das principais vantagens deste novo mestrado “o facto das pessoas saírem melhor preparadas”. A promoção do espírito crítico e de um maior grau de estudo nesta área são também metas definidas pelos responsáveis do novo mestrado.
Um dos exemplos do cuidado que foi posto nesta matéria vai para as aulas de “Hermenêutica da Reabilitação”. Disciplina que vai decorrer “com a presença de especialistas nos diferentes domínios de estudo”. Trazer à UBI nomes importantes da engenharia civil é também uma das apostas dos responsáveis por este mestrado. Segundo Castro Gomes “a reabilitação de edifícios é um problema multidisciplinar”, daí que os responsáveis por este mestrado estejam a prever a vinda de vários especialistas à UBI para “pequenos seminários e sessões temáticas”.
Outra das grandes novidades a ser introduzida com este mestrado “é a ligação ao mundo empresarial”. Os responsáveis pelo curso vão trazer empresas de materiais e novos produtos “com a finalidade dos alunos que estão a frequentar a acção tomarem contacto com o que está a ser desenvolvido”. Estes materiais podem depois ser experimentados e desenvolvidos nos laboratórios da UBI.
Castro Gomes refere ainda que os alunos que tenham frequentado outros mestrados da área na UBI ou mesmo fora da instituição e que por qualquer motivo não tenham terminado o curso “podem agora voltar a pedir equivalências e matricularem-se neste mestrado”. O docente refere que “assim vamos conseguir dar mais oportunidades aos licenciados e profissionais da área a conseguir uma formação numa área importante”.




Duas novas pós-graduações

Ainda no domínio dos estudos pós licenciatura, a UBI vai apresentar este ano duas novas pós-graduações. Uma nas áreas da Saúde e da Física e outra relacionada com a Gestão e Economia.
O arranque da licenciatura em Ciências Biomédicas vai também marcar o início de uma pós-graduação em Física Biomédica. João da Providência, presidente do Departamento de Física adianta o anúncio. Segundo este responsável, “a pós-graduação vai estar virada para os técnicos hospitalares, pessoal médico e outros, que lidam com exames, com instrumentos de análise e com tecnologias de ponta, nesta área”. Envolvendo várias disciplinas de diferentes áreas, esta pós-graduação vai dirigir-se a “todos aqueles que já possuam uma licenciatura em determinadas áreas da Saúde e da Física e que queiram agora continuar os seus estudos”.
O Departamento de Gestão e Economia vai também apresentar uma nova pós-graduação este ano. “Contabilidade e Finanças para Não Financeiros” é o nome do novo curso a entrar em funcionamento no ano lectivo de 2005/2006. Segundo os responsáveis, esta nova área de estudo vai dotar todos os alunos que nela participem “com ferramentas contabilísticas que vão ajudar a ter uma melhor visão do mundo financeiro e dos fenómenos que ali ocorrem”. Para além destes novos cursos, alguns dos mestrados já a funcionar na UBI vão abrir mais vagas como é caso da Imunologia Clínica, Ciências da Comunicação, Sociologia: Desenvolvimento e Cidadania, entre outros.
Para mais informações consultar página oficial da instituição.