Mais que um guia turístico
 
 
de Gregório de Medina
 
Em tempo de férias nada melhor que um livro sobre Portugal para ajudar a escolher o destino. A publicação agora em apreço conta já com duas décadas de existência e foi escrita no Brasil. Motivos para que o leitor mais desatento desconfie da fiabilidade das informações e da actualidade dos roteiros que estão presentes no livro. É certo que não é o mais recente mapa de estradas luso, nem conta com as muitas ilustrações que revistas e jornais da especialidade reproduzem aos milhares, nos últimos tempos. Mas este livro tem em si um carisma diferente. Foi das primeiras obras criadas no sentido turístico. Ainda que de uma forma pouco usual para a época.
Gregório de Medina apresenta uma série de destinos conhecidos e em voga na década de 80 do século passado e transporta-os para este livro que vai escrever e produzir no Brasil com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Cerca de uma dezena de cidades e muitas mais vilas que as circundam são alvo de uma especial atenção por parte do autor. Isto porque, os destaques dados por Gregório de Medina não se ficam apenas pela gastronomia ou pela forma de como chegar até um destino, mas vão mais além. Desde a arquitectura, aos templos, a histórias e toponímias, pode-se encontrar de tudo um pouco neste verdadeiro livro de férias.