Novos horizontes
CHCB debate fibromialgia

Um debate realizado no passado sábado, 30 de Julho no Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) veio trazer uma nova perspectiva sobre esta problemática.


Por Eduardo Alves

O Centro Hospitalar tratou de um tema que pode afectar toda a sociedade

O auditório do CHCB foi o local escolhido para um debate sobre a Fibromialgia. Uma acção que contou coma presença de Fernando Morgado, neurologista e investigador desta doença. Segundo este profissional, “ainda existe algum desconhecimento dos sintomas e da própria doença em si”. Para que muitas das dúvidas associadas à Fibromialgia fossem dissipadas, os responsáveis do CHCB promoveram este debate.
A acção contou também com a participação da Presidente da Associação Nacional de Doentes com Fibromialgia (APDF), Fernanda Margarida. Esta representante mostrou-se bastante agradada pela forma como os responsáveis hospitalares, os profissionais de saúde e todos os agentes envolvidos no acompanhamento dos doentes têm demonstrado. Daí que a criação de núcleo da APDF na Covilhã seja uma ideia cada vez mais forte.
A Fibromialgia caracteriza-se por “dor muscular e tendinosa”, explica Fernando Morgado. A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos. Segundos os profissionais de saúde “não há nenhuma evidência concreta de que possa ser transmitida nem se verifica maior prevalência em familiares”.
A diminuição de alguns neurotransmissores “provoca maior sensibilidade aos estímulos dolorosos e podem estar implicados na diminuição do fluxo de sangue que ocorre nos músculos e tecidos superficiais encontrados na doença”, referiram os intervenientes no debate.
Os profissionais de saúde alertaram ainda para o facto de este tipo de patologia apresentar um quadro clínico específico e “crónico” mas que as pessoas que sofrem de Fibromialgia podem “e devem” continuar a levar uma vida normal, acompanhadas pelos médicos e seguindo as indicações dos mesmos.