As obras de construção do novo edifício devem arrancar dentro em breve
Departamento de psiquiatria
Novo edifício para breve

Está prestes a começar a construção do novo edifício do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Covilhã. Uma obra que vai ficar contigua à nova Faculdade de Medicina.


Por Eduardo Alves


Treze empresas de construção apresentaram propostas no âmbito do concurso público para a construção do novo edifício do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental a erigir numa parcela de terreno, entre o Hospital Pêro da Covilhã e as futuras instalações da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
A abertura das propostas realizou-se no dia 26 de Julho, decorrendo agora o processo de análise que conduzirá à adjudicação da obra.
A construção do novo edifício representa um investimento global de cerca de cinco milhões de euros, dividido entre verbas do Programa Operacional da Saúde – Saúde XXI e fundos próprios do CHCB.
Os serviços de Psiquiatria do CHCB funcionam actualmente nas instalações do antigo hospital, propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, num espaço que os profissionais de saúde e responsáveis classificam de “insuficiente e que não reúne já as condições ideais, nomeadamente quanto às infra-estruturas”. Segundo os mesmos esta é “uma situação decorrente do envelhecimento da construção”.
Com a edificação do novo edifício da Psiquiatria, a par da remodelação global, em curso, do Hospital do Fundão, cumprem-se duas metas essenciais assumidas pelo Conselho de Administração de criar condições, embora com elevado esforço financeiro, para que o Centro Hospitalar Cova da Beira possa cumprir, com qualidade e eficácia, a sua missão de proporcionar melhores cuidados de assistência aos utentes da sua área de influência.