O agrupamento de Unhais completa um quarto de século a funcionar
Unhais da Serra
Escuteiros festejam 25 anos

O Agrupamento de Escuteiros nº 607, de Unhais da Serra, festejou, na passada semana, 25 anos de existência, com uma missa cantada, presidida pelo Bispo Coadjutor da Diocese da Guarda, Dom Manuel Felício, um almoço de confraternização e a passagem de diapositivos acerca dos 25 anos já passados.


NC / Urbi et Orbi


Dom Manuel Felício disse estar atento a estas manifestações, pois “é a minha obrigação, como pastor de um, rebanho que tem 355 paróquias. Saio daqui feliz e contente, pois constatei que não só os escuteiros como os paroquianos estavam em sintonia comigo”.
Numa terra sem pároco há cerca de dois anos, o Bispo Coadjutor lá foi dizendo que “no próximo mês de Setembro talvez já possa haver novidades, uma vez que estou a estudar a melhor maneira de resolver o problema”.
Já Paulo Rodrigues, Chefe do Agrupamento, diz que o balanço destes 25 anos é positivo e que presença de Dom Manuel Felício nas cerimónias foi “a melhor prenda que podíamos ter recebido”. Quanto ao futuro, afirma estar confiante de que não se deixará que “esta escola de valores se perca”.

Padre Alfredo dos Santos Marques: uma figura ímpar

Já no início do mês a vila esteve em festa, com o 20 aniversário de elevação a esta categoria, altura em que foi homenageada, a título póstumo, uma figura ímpar e marcante de Unhais: o Padre Alfredo dos Santos Marques.
Foi descerrado um busto do homem que, entre diversas obras, foi um dos principais obreiros da criação da “Penteadora”, bem como da barragem com o seu nome e de quatro hidroeléctricas.
João Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Unhais da Serra, enaltecendo a obra do padre, salienta que a homenagem é justa mas peca por tardia. “Se Unhais é hoje uma vila industrial, a ele se deve em grande parte” assegura.