Olhar para as realidades regionais é uma meta desta associação
AIESEC reúne na UBI
Estágios internacionais em grande

A UBI acolheu uma reunião dos dez responsáveis locais pela Associação Internacional de Estudantes do Sector Económico e Comercial (AIESEC). Deste encontro resultaram medidas que devem ser implementadas a partir de Setembro próximo na UBI e em mais nove Universidades portuguesas.


Por Eduardo Alves


A promoção de estágios em empresas internacionais é o principal objectivo da AIESEC. Esta associação gerida por estudantes funciona em vários países do mundo e está implantada na UBI há alguns anos. António Crespo é o actual presidente do núcleo da Covilhã e dá como exemplo de vitalidade da organização o estágio de uma aluna da UBI num banco holandês ou de um outro recém-licenciado, numa empresa informática na Lituânia.
Estas palavras têm boa recepção entre o grupo dos dez presidentes dos comités locais que se reúnem de dois em dois meses “para apresentarem e debaterem os problemas da associação, explica Crespo. Desta vez, o ponto de encontro foi a UBI e serviu para apresentar algumas novas propostas.
Pedro Silva, licenciado em Economia é o presidente, a nível nacional, a AIESEC. Para o representante, “o trabalho que vai ser promovido a partir de agora destina-se a passar uma outra imagem da associação, mais na vertente das suas capacidades e das suas melhorias para o currículo dos estudantes”, sublinha.
A força que começam agora a ter “no mundo empresarial” leva a que tenham boas esperanças quanto ao alcançar dos objectivos que se propõem. Outra das novidades que resulta do encontro promovido na Covilhã prende-se “com o desenvolvimento de programas de estágios mais abrangentes, com um vasto leque de oportunidades”.
Já António Crespo apresenta outras medidas, “pensadas a nível local”. Actualmente a AIESEC conta com 25 associados na UBI. Um número que “não é negativo para o trabalho que tem vindo a ser feito, mas que queremos aumentar”. Daí que a partir do próximo ano lectivo, esta associação se vá estender aos politécnicos da Guarda e de Castelo Branco. Com este acréscimo “espera-se um aumento no número de associados, mas também uma melhor cobertura das necessidades da região”. Crespo refere que uma das preocupações da organização “passa também por responder às necessidades de jovens quadros superiores em determinadas áreas”. A AIESEC “pretende ser a ponte entre a Universidade e o mundo empresarial”, acrescenta o responsável.