Docente da UBI premiado
Menção Honrosa para catedrático de Medicina

José Manuel Calheiros, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI recebeu da Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente uma menção honrosa pela “dedicação às causas da saúde e do ambiente, particularmente na área do tabagismo”. O docente afirma que os próximos passos, nesta área, vão ser dados no novo edifício da Faculdade de Medicina.

Por Eduardo Alves

José Calheiros foi uma das figuras distinguidas com o prémio

A Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) distinguiu, na passada semana, o docente da Faculdade de Medicina da UBI com uma menção honrosa “pela dedicação às causas da saúde e do ambiente, particularmente na área de prevenção do tabagismo”.
Este reconhecimento agora atribuído ao docente da cadeira de Medicina Preventiva na UBI, “é um reconhecimento das várias intervenções públicas” realizadas por José M. Calheiros, adianta a CPADA. O docente, que foi receber o galardão no passado dia 28 de Julho, mostra-se também “muito contente”. Depois de vários trabalhos, e sobretudo, “sensibilizações para o problema do tabagismo”, este prémio vem dar força “para continuar nesta luta”.
A CPADA é a maior organização ambientalista do País. Algumas das funções desta confederação passam por “assegurar e promover o intercâmbio de informações e experiências entre as várias associações ambientalistas”. O prémio agora alcançado pelo docente da UBI insere-se numa actividade que a CPADA promove desde 1999. Este prémio destina-se “a galardoar pessoas, instituições ou empresas que em cada ano se distingam com acções amigas do ambiente”, referem os responsáveis.
José Calheiros foi um dos contemplados com uma menção honrosa no Prémio Nacional de Ambiente “Fernando Pereira”. O docente destaca também alguns dos nomes que este ano foram reconhecidos. Como Jorge Paiva, professor universitário e investigador na área da biologia, que este ano recebeu o prémio carreira 2005, Ricardo Garcia, jornalista “que se tem dedicado à divulgação da temática ambiental”, José Maria da Serra Neves, vigilante do Parque Natural da Serra da Estrela e dinamizador da Associação Cultural “Amigos da Serra da Estrela”, entre outros. Calheiros sublinha a menção honrosa entregue à Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (COPPT), “uma das associações que mais tem feito para combater os malefícios do tabaco”.




Próximos trabalhos passam pela UBI

Um dos desafios que tem acompanhado a actividade de docente de José Calheiros “tem sido a sensibilização dos alunos para o problema do tabaco”. Hoje qualquer indivíduo que introduza uma certa quantia de euros numa máquina de tabaco “julga que pode fazer tudo e em todos os sítios”. Para o docente de Medicina Preventiva, “não é bem assim” e uma das formas de mudar as mentalidades “passa pelos futuros médicos”. Sensibilizar os profissionais de saúde para “um problema gravíssimo” é uma forma de combate.
Outra das ajudas ao ambiente “ao ar que respiramos, ao planeta em que vivemos e que nos permite viver” passa pela poupança de certas coisas “que julgamos inesgotáveis”. Vai daí, José M. Calheiros está já a preparar uma série de medidas que pretende apresentar aos responsáveis da Universidade para que “a nova Faculdade de Medicina seja um edifício ecológico”. Uma designação atribuída a edifícios onde “se recicle o papel, o lixo, se implementem medidas e equipamentos de poupança de energia, de água e de muitos outros factores que contribuam para o melhoramento do ambiente”, refere o professor.