Dois novos mestrados vão começar a funcionar este ano na UBI
Novos mestrados e formações
UBI alarga-se a Cabo Verde

Na psicologia e educação vão nascer dois novos mestrados. No que diz respeito à formação avançada, um mestrado e uma pós-graduação em Engenharia Informática vão também começar a funcionar em Cabo Verde.


Por Eduardo Alves


“Melhor qualidade e constante actualização” são duas das metas do Departamento de Psciologia e Educação da UBI que agora lança dois novos mestrados. Um em Educação na área de especialização em Formação Pessoal e Social, que procura “ir ao encontro das necessidades de formação sentidas pelos docentes do ensino básico e secundário e por todos os profissionais em condições de produzir intervenções no âmbito da formação pessoal e social”, dizem os responsáveis. Os mesmos referem ainda que este novo curso “é um contributo para o incremento da prestação de serviços por parte da UBI à comunidade”.
Um segundo mestrado em Educação Social vai funcionar com “uma filosofia assente numa perspectiva de promoção do conceito de comunidade educativa, pretendendo proporcionar competências no sentido de convocar sinergias entre as várias instituições educativas”, adianta o departamento.
O objectivo destas novas graduações é o de “proporcionar uma formação aprofundada a todos os profissionais que exerçam actividades na área da Formação Pessoal e Social e da Educação Social”, nomeadamente, aos educadores, professores, psicólogos, sociólogos e outros que exerçam as suas funções em actividades curriculares previstas nas instituições de ensino ou noutras.



Cabo Verde recebe mestrados

A ligação com Cabo Verde vai agora ser mais visível com um mestrado e uma pós-graduação

A UBI vai também promover um mestrado e uma pós-graduação em Cabo Verde. A iniciativa parte do protocolo de cooperação assinado entre a Universidade da Beira Interior e o Instituto de Estudos Superiores Isidoro da Graça (IESIG) no domínio da pós-graduação. Estes dois cursos têm grau académico e diploma atribuídos e certificados pela UBI. Assim, no ano lectivo 2005/2006 entrará em funcionamento um mestrado e um curso de pós-graduação em Engenharia Informática, a ministrar nas instalações do IESIG em Cabo Verde.
O mestrado será assegurado de acordo com a regulamentação aplicável na UBI, em termos de direcção de curso leccionação da parte curricular orientação dos mestrandos na elaboração das respectivas dissertações e correspondente avaliação.