António Fidalgo

Ponte Mártir in Colo


Provavelmente nenhuma outra obra feita na Covilhã revela tão bem a mudança da velha para a nova Covilhã. Com certeza há obras de muito maior vulto, muito mais importantes para a cidade, como o Hospital, os hipermercados, os centros comerciais, a Faculdade de Medicina e outros edifícios da UBI. Mas quem conheceu o espaço da Ponte Mártir-in-Colo, emblemático pelo historial, pela velha ponte de granito, pela cobertura da ribeira desde ali até à linha do caminho de ferro, mas também pela degradação a que tinha chegado, autêntica lixeira, viveiro de ratazanas, e e vê o que é agora, terá uma ideia do que se passa na cidade. Agora é um espaço agradável, um anfiteatro moderno, de um traço arquitectónico simples, elegante.

O novo anfiteatro prossegue a a recuperação paisagística da zona, com os jardins junto à Biblioteca Municipal, o Jardim do Lago, o arranjo entre os novos correios e a futura Igreja da Estação, ao longo do TCT. O buraco paisagístico que ainda se encontra ali é o lugar da futura Esquadra da Polícia, mas isso é uma obra da responsabilidade do Governo Central. Mas no conjunto a zona ficou agradável.

O esforço da reabilitação urbana feito é notável e não pode deixar de ser realçado e louvado. Para gáudio nosso anuncia-se, mediante adjudicação feita, o Parque da Goldra, que ligará dentro de pouco mais de um ano a área da Ponte Mártir-in-Colo ao Campus Universitário das Reais Fábricas e à Ponte do Rato.

A Covilhã das ruínas dos anos 80 será uma amarga recordação para ver em álbuns de fotografias, mas a obra realizada mostrará também, mais um vez, que o sonho comanda a vida, e que a cidade renasceu e se abalança ao futuro. A cidade velha, a alta, ficará ligada à baixa, à cidade comercial, dos serviços de saúde, industrial, do parque tecnológico. Ao contrário de outras cidades, onde a baixa era a parte antiga, aqui é a parte alta da cidade a antiga e nova a baixa.