Em Outubro no Fundão
Imago contempla nova categoria

O Festival Internacional de Cinema Jovem, que se realiza em Outubro no Fundão, já apresentou o programa. A novidade é a criação da secção competitiva Under 25, destinada a dar visibilidade a películas de baixo orçamento.


NC / Urbi et Orbi


Uma nova categoria vai estrear na próxima edição do IMAGO


O Imago 2005, Festival Internacional de Cinema Jovem, que se realiza em Outubro, conta com 68 filmes a concurso, escolhidos entre as 1007 inscrições recebidas de 61 países. O programa completo do evento foi apresentado no dia 23, no Fundão, e tem como principal novidade a criação da secção competitiva Under 25. Uma competição destinada a participantes mais novos e que pretende dar visibilidade a jovens criadores que, com pouco dinheiro e recursos, conseguem fazer trabalhos criativos.
Nesta área alternativa, que pode ser vista no Heineken Open Space, ao contrário do que acontece na competição oficial, aceitam-se filmes em formato vídeo. É também uma forma de dar às películas uma exposição diferente. A secção tem outra particularidade: para além da competição internacional, irá ainda ser premiado o melhor filme nacional com o mesmo valor do primeiro, mil euros. A adesão ao Under 25 é já notória, com a inscrição de 250 filmes de várias proveniências, cuja produção não passou dos 2500 euros. Desses, foram escolhidos 21.
O volume geral de programação foi também ampliado em relação às edições anteriores. Uma possibilidade proporcionada pelo novo espaço que agora têm à disposição, o auditório da Biblioteca Eugénio de Andrade. Nas restantes competições, Oficial Internacioal e Docs in Shorts, as regras mantêm-se. No caso desta última o júri tem para distribuir dez mil euros em prémios. Outra forma de distinguir os vencedores da categoria, que é outra inovação no festival, é a possibilidade que é dada aos realizadores de verem os seus trabalhos serem exibidos no programa de curtas-metragens, “Onda Curta”, da 2:.

Co-fundador dos Monty Phyton no Fundão

No ano em que se comemoram os 400 anos da obra “Dom Quixote” o Imago associa-se às comemorações e convidou o realizador espanhol Jess Franco, que irá estar disponível para uma master class, onde se podem propor temas ao cineasta. Quem também vai marcar presença no Fundão é Terry Gillian. O realizador co-fundador dos Monty Phyton verá assinalados os 20 anos da sua obra-prima, “Brazil” e a secção “Early Ears…” é dedicada ao realizador de “Monty Phyton e o Santo Graal”.
O Imago contempla um espaço dedicado aos filmes experimentais, outro às escolas e o tradicional Sound & Vídeo Experience, onde a a música aparece com uma forte ligação à imagem e decorrerá no Pavilhão Multiusos, Casino Fundanense e English Bar. Aqui destaca-se a estreia em Portugal, no dia 1 de Outubro, de Erlend Oye, um dos elementos da dupla norueguesa Kings of Convenience. A primeira parte será assegurada pelo projecto Old Jerusalem.
O maestro Luís Cipriano e Kubic, alter-ego electrónico de Vítor Afonso, apresentam no dia 4 um acomposição musical, a duas mãos, para o clássico do cinema experimental “Entr`Acte”, de René Claire. Uma mistura de música electrónica inventiva e da composição clássica. É também neste dia que actuam os albicastrenses Norton, assim como a dupla de dj`s do Lux, os Dezperados.
Namosh, músico, cantor, bailarino, apresenta-se dia 6. Segue-se Alex Leslie-Murray, do trio Chicks on Speed. Dia 7 são apresentados os trabalhos videográficos de Andy Votel e Badly Drawn e os Toolshed tocam cinco temas feitos para acompanhar trachos de filmes clássicos. O projecto Sincronical mostra aos fundanenses a música original da película de animação “The Cibernetic Grandmother”.
No encerramento do Imago vai estar o canadiano Kid Koala, a que se juntam dois dj`s para o manuseamento de oito gira-discos.