Sétima edição
Terras do Xisto revitalizam tradições

Terminou, sábado, 6, a Semana Cultural Terras do Xisto. Nesta sétima edição, o evento marca presença em 19 localidades e tem como objectivo preservar as tradições.


NC / Urbi et Orbi


Esta iniciativa camarária representa uma das mais importantes manifestações culturais do concelho


O único evento anual que leva actividades culturais e desportivas às aldeias rurais do concelho do Fundão, a Semana Cultural Terras do Xisto decorreu durante toda a semana. A iniciativa, este ano na sétima edição, decorreu em 19 localidades e inclui cinema, teatro e música ao vivo, para além de uma forte vertente etnográfica.
A tecelagem foi uma das actividades previstas, com um atelier de Tapeçaria Contemporânea. Na Casa das Tecedeiras, em Janeiro de Cima, as artesãs juntaram o saber tradicional com a arte da actualidade ao longo de todo o período da iniciativa.
Os mais novos tiveram um Campo Aventura, entre os dias 3 e 6 de Agosto, em Bogas de Cima, com canoagem no rio Zêzere, BTT nos trilhos florestais e outros desportos radicais.
Integraram a iniciativa, orçada em cerca de 15 mil euros, as localidades de Açor, Alqueidão, Barroca do Zêzere, Bogas de Baixo, Bogas de Cima, Bogas do Meio, Boxinos, Cabeço do Pião, Castelejo, Descoberto, Enxabarda, Janeiro de Cima, Ladeira, Lavacolhos, Malhada Velha, Maxial, São Martinho, Silvares e Urjeiro.
Juntas, estas localidades não somam mais do que quatro mil habitantes, diz a autarquia, acrescentando que esta iniciativa visa "a revitalização das zonas rurais do concelho".