Uma das colectividades mais emblemáticas da cidade tem nova sede
Benfica e Castelo Branco
Colectividade tem nova casa

A nova sede social do Sport Benfica e Castelo Branco, localizada na Zona Histórica da cidade, foi inaugurada na passada semana, pelo presidente da câmara municipal, Joaquim Morão, numa cerimónia em que estiveram presentes dezenas de sócios e adeptos da colectividade albicastrense.


NC / Urbi et Orbi


O presidente da Assembleia-Geral, Lopes Marcelo, diz que a cidade teria tido o seu desenvolvimento, mesmo sem existir o seu Benfica, "só que não seria a mesma", sendo “mais pobre”. Emocionado, o dirigente dos "encarnados albicastrenses" recordou todos aqueles que ao longo dos anos têm passado pelas sucessivas direcções, "dando o melhor de si próprios para engrandecer uma das maiores colectividades do distrito", exortando a propósito, para que nas comemorações do 85º aniversário, seja publicada uma obra com a história do Clube. A concluir, deixou um apelo aos associados, para que "esta nova sede seja um desafio da continuidade”.
O presidente da direcção, José Manuel Vaz, lembra que todo o projecto do Benfica e Castelo Branco, "só foi possível com o empenho de todas as direcções, na resolução dos problemas da instituição". Um trajecto que foi reconhecido pelo Estado, que em 1989 atribuiu à colectividade, a instituição de utilidade pública, tendo-lhe sido concedida em 1999, a medalha de mérito desportivo."Hoje é um dia histórico para esta colectividade", dado que devolver este edifício recuperado, é também "uma forma de reconhecimento da autarquia  ao clube mais emblemático da região", afirmou o presidente da direcção, que apelou aos sócios, para que "apoiem o seu Benfica nas horas mais difíceis da sua vida".
Por sua vez, o presidente da direcção, da Associação de Futebol de Castelo Branco, Mário Minhós, elogia o seu homólogo do Benfica albicastrense, pelo "trabalho de qualidade, rigor e contenção, face aos limitados meios disponíveis. Um esforço que está a ser feito, para levar o barco a bom porto".
Já o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão, lembra a política de autarquia, no sentido de recuperar casas, para instalar as várias colectividades da cidade, sendo disso exemplo a nova sede inaugurada. "Recuperamos este edifício, e a alma benfiquista aqui se encontra novamente nesta zona revitalizada da cidade". Segundo o autarca, o Benfica e Castelo Branco, reúne todas as condições para progredir, "com a cara bem levantada para representar a cidade, e o próprio desporto albicastrense, prestando a melhor assistência aos jovens".