São várias as actividades a desenvolver na Universidade Sénior
Aulas em Setembro
Universidade para a Terceira Idade

A Universidade Sénior Albicastrense vai entrar em funcionamento na primeira quinzena de Setembro, na cidade de Castelo Branco. O anúncio foi feito, na passada semana, numa conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


NC / Urbi et Orbi


O presidente da Câmara Municipal, Joaquim Morão, lembra que "temos vindo a constatar, nos últimos tempos, que o envelhecimento da população, no nosso distrito e concelho, é uma realidade". Perante os diagnósticos efectuados, foram tomadas medidas concretas. "Resta portanto agir em conformidade, oferecendo actividades que proporcionem a essas faixas etárias mais avançadas conforto e qualidade de vida", afirma o autarca. As respostas, diz, podem ser várias, desde a oferta de espaços de acolhimento para os idosos, a instituições que promovam ocupações válidas e de algum modo "retardem o envelhecimento intelectual" e permitam "mais tempo de autonomia e independência ao indivíduo".
No que toca à criação da Universidade, o edil esclarece que "a exemplo de muitos outros lugares onde já existem, podemos agora contar com um número significativo de voluntários que se associam à nossa actividade".
A base do trabalho exercido pelos formadores nas Universidades para a Terceira Idade é voluntário, isto é, não é remunerado. O que se pede ao professor ou formador, é que ofereça da sua semana uma hora de trabalho para a instituição. "E são muitos os que já aderiram a este nosso projecto abarcando todas as áreas do saber" da informática às letras e línguas estrangeiras, das artes plásticas aos bordados de Castelo Branco, à música, da hortícola aos cuidados com o ambiente, da saúde aos cuidados alimentares
e de higiene e segurança, e mesmo cuidados com o corpo como ginástica de manutenção, natação e diversas outras modalidades.
Os formadores são voluntários, como os formandos o serão também, "pedindo-se apenas uma pequena taxa para despesas de funcionamento".No que concerne ao enquadramento da USALBI, em Castelo Branco era necessário encontrar uma associação onde se pudesse enquadrar esta Universidade Sénior, recaindo a opção na Associação para o Desenvolvimento Amato Lusitano, que de uma forma prática estruturará a parte administrativa.
Relativamente aos espaços, os alunos vão ser distribuídos, pelos salões da Junta de Freguesia e casa do Arco do Bispo, Centro Artístico Albicastrense, sala de aulas na rua da Fonte Nova, piscinas municipais e Cybercentro. As aulas decorrerão nos diferentes espaços conforme as características que as definem. Também estão contempladas saídas em visita de estudo e intercâmbios com outras instituições congéneres.
O presidente da Câmara realça o projecto que "nos anima e permite compreender que esta resposta de ocupação e promoção de desenvolvimento intelectual não só permitirá trazer mais qualidade de vida ao cidadão sénior deste concelho, mas também procurará aumentar a sua capacidade de autonomia, retardando o envelhecimento", como refere a Organização Mundial de Saúde (OMS) relativamente a estas instituições (Universidades Sénior", pelo que "estamos esperançados de fazer com isto um bom trabalho", concluiu o autarca.