Seminário sobre a água
Universidade estuda recursos

O empreendedorismo ainda não é uma das grandes apostas do nosso País. Todavia, a UBI preocupa-se com a formação de um espírito empreendedor nos seus alunos para que percam o medo de investir em empresas, sobretudo de base tecnológica. Esta é a forma que a Universidade encontrou para contrariar as estatísticas.

Por Eduardo Alves

A UBI vai levar a cabo um seminário sobre o ciclo urbano da água já no próximo mês

Cada vez mais a importância da água começa a ganhar lugar no quotidiano da sociedade civil. Até há bem pouco tempo, a má utilização de um dos mais importantes suportes da vida humana era pouco denunciada. Vários factores têm alterado a mentalidade social e são cada vez mais os alertas para um melhor aproveitamento da água.
Foi a pensar no panorama actual que a APRH decidiu realizar um seminário sobre água, na UBI. Segundo os responsáveis deste organismo, a iniciativa vai centrar-se nas medidas e acções que visam a conservação da água e a correcta utilização desta.
O encontro que vai decorrer entre 19 e 21 de Setembro próximos terá lugar no pólo 8 da Universidade covilhanense e conta com o apoio do Departamento de Engenharia Civil (DEC). António Albuquerque é docente do DEC e também membro da Comissão Científica, especializada em água e águas residuais e é também membro da Comissão Organizadora do evento.

Olhar para as legislações

Um dos pontos que vai estar em destaque no encontro prende-se com a “avaliação ao nível do cumprimento em Portugal da legislação da União Europeia e a transposição desta mesma para o direito português”, comunicam os organizadores. Um dos pontos que actualmente tem mais importância, até porque “diz respeito ao abastecimento de água para o consumo humano”, adiantam ainda os promotores do seminário. O tratamento de águas residuais urbanas e o tratamento e destino final de lamas das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR’s) são outros dos destaques deste seminário de três dias.
Para os especialistas, investigadores e profissionais ligados aos recursos aquíferos há muito a explicar sobre “a aplicação em Portugal e na União Europeia das directivas comunitárias”, sublinham os organizadores. Situá-las no contexto dos restantes estados-membros, identificar e analisar os principais factores que, em Portugal condicionam o cabal cumprimento do acervo legislativo comunitário “incidente no ciclo urbano da água” é outro dos pontos marcados na agenda de trabalhos.
A temática da água vai assim estar em grande, numa época em que “a água se torna um dos mais preciosos suportes da vida humana”. Os cuidados em torno da preservação deste bem “passam por todos”. Daí que no seminário a realizar na UBI sejam também realizadas algumas mesas temáticas para abordar aspectos como a protecção da saúde pública, a qualificação do pessoal, a avaliação do desempenho destes e a participação pública no desenvolvimento dos projectos e no impacto económico-financeiro da aplicação de medidas de poupança de água.




Público-alvo alargado

Responsáveis técnicos de diversas especialidades dos organismos da administração central, regional e local bem como de empresas municipais e multinacionais, empresas de consultadoria, fornecimento de equipamentos e serviços e ainda investigadores, docentes e estudantes do Ensino Superior são alguns dos possíveis participantes neste encontro. Ainda assim, os responsáveis adiantam que muitos outros interessados podem deslocar-se à UBI por estes dias. A temática em causa interessa a muitos e daí que “a participação e o público-alvo seja bastante diversificado”.
O programa integra apresentações a cargo de personalidades especialistas na temática da água, com a “finalidade de divulgar a conservação da água”, referem. Para além das mesas de trabalho prevê-se ainda a discussão de medidas de preservação, controlo e desenvolvimento dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos.