A região tem cada vez menos crianças em idade escolar, daí o encerramento das escolas
No próximo ano lectivo
Região vai ter menos 13 escolas básicas

Cinco escolas no distrito do Ensino Básico já não vão abrir as portas no próximo ano lectivo, por terem menos de 11 alunos, mas nenhuma delas é no concelho da Covilhã, onde em 2004 encerraram três estabelecimentos de ensino. Na Guarda esse número aumenta para oito, o que totaliza 13 escolas na Beira Interior que não vão receber alunos em Setembro.

NC / Urbi et Orbi


As escolas básicas do primeiro ciclo de Monte Fundeiro, Isna (Oleiros), Alfrísida, Perais (Vila Velha de Ródão) e Malhadal (Proença-a-Nova) são as que constam da lista no distrito albicastrense, a que se acrescenta o jardim-de-infância Atalaia Estevão Vaz, também em Proença.
Na Guarda os estabelecimentos de ensino que vão ver o seu funcionamento suspenso são Fiães, Ribeira de Freixo (Trancoso), Peneda da Sé, Panóias de Cima (Guarda), Quinta de São Bartolomeu (Sabugal) e Quinta Pêro Martins (Figueira de Castelo Rodrigo). As escolas de Ramela e Vendada, que no último ano não acolheram alunos, fica agora suspensa oficialmente.
Em 2004 foram 46 as escolas que encerraram na Beira Interior, menos que este ano, com 26 na Guarda e 20 em Castelo Branco. O Fundão, que este ano não vê encerrar qualquer estabelecimento, foi o ano passado o mais afectado, com dez escolas que deixaram de funcionar. Na Covilhã fecharam as antigas escolas primárias da Panasqueira, Quinta Branca e Sarzedo.