Manteigas
Programa de exclusão social aprovado

Durante os próximos quatro anos vai ser implementado no concelho de Manteigas o projecto contra a exclusão social “Sustentabilidade, Participação e Qualidade de Vida”. Uma iniciativa da Câmara Municipal, da Associação Manteigas Solidária e dos restantes parceiros que viram agora a candidatura, no âmbito do Programa para a Inclusão e Desenvolvimento (PROGRIDE), ser aprovada.


NC / Urbi et Orbi

Nos próximos quatro anos, a vila de Manteigas vai contar com um programa de combate à exclusão social

A intenção passa por reduzir ou eliminar as assimetrias e factores de exclusão e promover a coesão social. O combate ao isolamento, à desertificação, numa tentativa de agir sobre a pobreza, é um dos objectivos. Uma acção que será posta no terreno com a ajuda de todos os actores sociais e a união das várias sinergias locais, através, nomeadamente, da organização de iniciativas em conjunto, de interesse comum.
O projecto está orçado em um milhão de euros e contempla um Gabinete de Apoio Psicossocial, para o acompanhamento das pessoas, prevê acções de sensibilização e informação sobre temáticas como a cidadania ou a igualdade de oportunidades, um Balcão de Atendimento ao Emprego, tem em vista a criação de um Guia do Munícipe e do Cidadão, com informação sobre projectos e programas, e contempla a realização de actividades de cariz sócio-cultural e desportivo.
Prestar informações à população em áreas como a saúde ou a gestão doméstica, ensinar uma segunda língua às pessoas e apoiar a reabilitação de habitações a famílias desfavorecidas, através do Projecto Habitat + Manteigas, consta também das metas a alcançar. Os responsáveis do ”Manteigas: Sustentabilidade, Participação e Qualidade de Vida” estão também empenhados na eliminação das barreiras arquitectónicas que existem no concelho e impedem a livre circulação a deficientes, idosos e carros de bebés, por exemplo. Uma acção que vai incidir no viveiro das trutas, zona envolvente e nos edifícios municipais.