Complicações durante o parto
Hospital instaura inquérito a cesariana

Uma cessariana realizada no Centro Hospitalar da Cova da Beira revelou-se complicada para a parturiente. Durante a intervenção clínica surgiram vários problemas. Complicações que levaram a paciente a perder um rim. O hospital abriu um inquérito para apurar consequências.

NC / Urbi et Orbi

Um parto que correu mal no CHCB levou a que uma parturiente ficasse sem um rim

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar da Cova da Beira, na Covilhã, abriu um inquérito interno para avaliar as circunstâncias em que uma mãe perdeu um rim, depois de ter realizado, no princípio deste mês, uma cesariana.
A jovem, 33 anos, entrou no Hospital para dar à luz um segundo filho, mas teve que recorrer a uma cesariana devido ao facto do bebé, que nasceu saudável, estar num posição que não permitiria um parto normal. Porém, uma hemoragia violenta, que punha em risco a própria mãe, teve que ser estancada. No dia da cesariana foi ainda retirado um ovário à parturiente, devido a questões de saúde colaterais, e uma semana depois um rim, após uma avaliação feita por dois urologistas, e por um obstetra. O marido da doente, porém, mostrou-se indignado pelos 18 dias de internamento nos quais, diz, a mulher correu perigo de vida por duas vezes e acusa o obstetra responsável pelo parto negligência por estar sozinho na sala de operações. A mulher em causa não apresentou queixa contra o médico, mas o marido garante que o caso chegará aos tribunais.
Miguel Castelo Branco, administrador do Hospital, diz que a abertura do inquérito é a solução adequada para apurar se há razões para imputar responsabilidades alguém, ou se se tratou apenas de um acidente. Já o médico em causa diz que foi quem sugeriu a realização do mesmo, embora decline responsabilidades na retirada do rim.