Os moradores há muito que esperavam por estas obras
Novas infra-estruturas
Penhasol ganha polidesportivo

No passado sábado, 28 de Agosto, Carlos Pinto encontrou a primeira grande enchente de populares neste período de “pré-campanha”. O autarca covilhanense foi às Penhas da Saúde inaugurar novas estruturas edificadas no bairro da Penhasol.


Por Eduardo Alves


Uma estrada com novo tapete de asfalto leva agora os visitantes até às 98 casas que estão por cima da Pousada da Juventude, nas Penhas da Saúde. O bairro que pertence a uma centena de famílias está agora a ser administrado pela Associação dos Amigos das Penhas da Saúde (Penhasol). Foi através desta associação que os melhoramentos vieram para o bairro, mas também “através da boa vontade da câmara”, sublinha Manuel Cameira, presidente da Penhasol.
A autarquia apresenta agora uma série de melhorias para o bairro que passam pela água canalizada, saneamento e luz eléctrica, tal como, o asfaltamento das ruas que ligam as habitações entre si e à estrada principal.
Mas o verdadeiro motivo da festa foi mesmo o recinto multiusos que a câmara construiu para os moradores. Um campo de jogos que pode também ser utilizado nas festas e outras actividades promovidas no bairro. Uma empreitada que vinha sendo reivindicada há muito pelos moradores, mas que “só agora a câmara pode levar em frente”, explica Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. Segundo o autarca, o atraso em tal intervenção é também devido “às muitas autoridades que dizem mandar na serra, mas que só atrapalham”.
Para este bairro ficou também assinado um acordo de asfaltamento de mais algumas ruas e o saneamento e iluminação de uma vintena de habitações.



Habitações legalizadas

A autarquia espera vir a apostar em grande na zona das Penhas da Saúde

O processo de legalização das habitações construídas no bairro da Penhasol parece estar agora a chegar ao fim. Segundo o responsável, “todas as habitações e terrenos estão já em conformidade com a lei”. Da autarquia existe mesmo luz verde “para que as casas sejam melhoradas no seu interior”. Contudo, Manuel Cameira refere que “isso só vai acontecer quando a parte exterior das habitações for revestida a pedra e outros materiais”. Um desejo que parece agradar a Carlos Pinto. O social-democrata voltou a falar na Serra da Estrela como um “gigante adormecido” onde vai ser possível construir “uma verdadeira aldeia de montanha”. Para a zona abaixo da Pousada da Juventude, a autarquia tem já planeadas infra-estruturas no valor de um milhão de contos, as quais vão possibilitar a construção de “cerca de 600 habitações, hotéis e outras estruturas de apoio ao turismo”.
Quanto à questão do revestimento das actuais habitações, Pinto adiantou que a autarquia está a estudar o problema e dentro em breve será encontrada uma solução. Os moradores referem que estão dispostos a “melhorar as suas habitações, desde que esteja tudo dentro da lei”.