Uma maior ligação entre os agentes da autoridade e os moradores dos bairro é um dos objectivos do programa
Policiamento colaborante
Santa Maria é o primeiro bairro
com este tipo de intervenção

O Programa “O Polícia do meu Bairro” visa estabelecer confiança entre moradores e agentes da PSP, para em conjunto acabarem com a criminalidade da cidade. O Bairro de Santa Maria é o primeiro a ser abrangido, seguindo-se, posteriormente, os bairros da Biquinha e dos Penedos Altos.


Filipa Minhós
NC / Urbi et Orbi


A Polícia de Segurança Pública (PSP) já está a levar a cabo, na Covilhã, o programa “O Polícia do meu Bairro”. Este programa tem como objectivo estratégico aproximar a PSP dos cidadãos, de forma a serem criados laços de confiança, que permitam prevenir a criminalidade e aumentar o sentimento de segurança dos residentes dos bairros covilhanenses.
A particularidade desta medida assenta no desenvolvimento de um policiamento essencialmente colaborante, em que se verifica uma aposta numa estratégia de adesão e não de repressão. O programa consiste em duas fases. Inicialmente, os agentes tentarão ganhar o apoio dos moradores, para depois começarem a ter uma atitude mais actuante, quer dando informações sobre segurança, quer recolhendo informações sobre delinquentes.
Para já esta iniciativa abrange apenas o Bairro de Santa Maria, visto ser a zona da cidade, onde se concentram mais idosos. “Este é um programa direccionado sobretudo para os mais velhos. É então perfeitamente normal que o Bairro de Santa Maria seja o alvo principal, por ser a zona mais antiga da Covilhã”, explica José Carlos Pinto, subcomissário da PSP da cidade. Posteriormente, o programa vai ser extensível aos Penedos Altos e ao Bairro da Biquinha.
Segundo o subcomissário, “esta cidade tem, felizmente, uma criminalidade residual”. Mas, embora a Cidade Neve seja segura, com pouca ocorrência de crimes, “um programa desta natureza justifica-se sempre”, salienta.
José Carlos Pinto afirma ser ainda muito cedo para esclarecer os dados sobre a criminalidade e incivilidades do Verão de 2005. No entanto, pode já adiantar que houve uma diminuição significativa nos furtos e roubos patrimoniais, nomeadamente a residências. “Isto só mostra que os objectivos da PSP foram alcançados”, sublinha o subcomissário.