Fundão
Parque Desportivo da cidade já mexe

O espaço, ao lado das piscinas do Fundão, foi recuperado e está equipado com um relvado sintético, um campo de squash, dois de ténis e uma área para mini-basquete.

Ana Ribeiro Rodrigues
NC / Urbi et Orbi

A estrutura desportiva prevê agora a realização de várias actividades

Um campo de futebol com relvado sintético, novos balneários, tabelas para mini-basquete e um edifício que alberga um campo de squash, salas que vão servir de sede ao Clube de Ténis do Fundão e um restaurante panorâmico, para além dos dois courts de ténis que já lá existiam, são as novas infra-estruturas que fazem parte do Parque Desportivo do Fundão. Um espaço que resulta da reconversão da zona anexa às piscinas descobertas da cidade.
“Custava-me ver a degradação continuada deste espaço, que era a marca da vergonha de que quem geria o concelho na altura. Agora o Fundão está ao nível das cidades mais evoluídas ao nível das infra-estruturas desportivas”, sublinhou Manuel Frexes, o presidente da autarquia fundanense, durante a inauguração do local.
O autarca fez questão de frisar que “a recuperação não se destinou unicamente ao futebol”, já que se trata de um “espaço integrado”, e que a edilidade “procurou durante o mandato dar condições às associações do concelho”. No discurso, depois de dar o pontapé de saída num jogo de futebol de escolinhas entre o Académico do Fundão e a Atalaia do Campo, o autarca acrescentou que o desporto escolar não foi esquecido e que o novo Parque desportivo também será usado pelos alunos das escolas. “Queremos pôr os campos ao serviço da comunidade”, realçou.

Autarquia investiu 300 mil euros

No local existia um ringue em cimento, cujo piso estava há muitos anos partido, com “crateras” pelo meio. A outra metade do actual campo ocupa o espaço alcatroado usado para estacionamento e para os helicópteros que vinham transportar doentes aterrar. Foi também aí, entre o relvado sintético e os dois campos de ténis que já existiam, que foi construído o edifício onde estão balneários, campo de squash e a sala do futuro restaurante. Duas das salas ficarão à disposição do Clube de Ténis, a quem foi concessionado o espaço destinado à modalidade. No futuro será demolido ainda um edifício e um dos campos de ténis terá uma cobertura.
A obra custou cerca de um milhão de euros, foi apoiada pelo Governo Central e representou um investimento para a autarquia na ordem dos 300 mil euros. Manuel Frexes entende que esta “casa de visitas” da cidade é “importante para o desenvolvimento educativo e físico da população” e adianta que a gestão desportiva do espaço será feita pela câmara em articulação com as escolas e associações, em função das necessidades de cada entidade.