A Dielmar é uma empresa de sucesso no seu ramo e vai agora estar representada na Suécia
Empresa têxtil da região na Suécia
Dielmar representada
no maior centro de moda

A Dielmar, empresa de Alcains, é uma das seis marcas de vestuário nacionais representadas no showroom no Stockholm ModeCenter da Suécia até Junho de 2006. A firma alcainense é um caso de sucesso no mundo do têxtil, esperando para este ano uma facturação de cerca de 18 milhões de euros.


NC / Urbi et Orbi


Segundo a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e confecção, a marca Dielmar, cuja empresa fica situada em Alcains, é uma das seis marcas portuguesas representadas em showroom até Junho de 2006 no Stockholm Modecenter, o maior centro de negócios de moda na Suécia.
Vicri, Onara, Oxford, Lamia e uma marca própria da Dielmar, Anne Guilden, que apresenta uma linha de senhora executiva, são as restantes marcas presentes nesta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção e o ICEP Portugal. Para a Associação, a presença portuguesa no maior centro de moda sueco insere-se numa estratégia de “posicionar as mais dinâmicas e inovadoras marcas portuguesas de vestuário nos mais prestigiados espaços de negócio e promoção internacional, tendo em vista um efectivo crescimento das exportações nacionais, nomeadamente nos mercados nórdicos”.
Para reposicionar a percepção da imagem das marcas de vestuário portuguesas nos “mercados-alvo” da Suécia e Finlândia, a operação adoptou assim uma imagem própria e comum a todas as marcas presentes, denominada “Brands of Portugal”.
O showroom de promoção comercial das marcas portuguesas foi inaugurado na passada segunda-feira, 22, e permanecerá até final do primeiro semestre de 2006 naquele espaço comercial, onde estão representadas permanentemente cerca de mil marcas de vestuário e 350 agentes. A feira decorre duas vezes por ano (Fevereiro e Agosto) e recebe milhares de visitantes profissionais de toda a Escandinávia, Rússia e Países Bálticos.

A vestir o Sporting no Centenário

Recorde-se que a empresa alcainense Dielmar foi fundada no dia 12 de maio de 1965, comemorando este ano o seu 40º aniversário. O nome da firma teve origem nas iniciais dos seus quatro sócios fundadores, Dias, Hélder, Mateus e Ramiro, mantendo até hoje o espírito artesão da alfaiataria tradicional.
Já recentemente a empresa decidiu criar uma rede de lojas próprias. A primeira foi inaugurada em Lisboa, nas Amoreiras. Posteriormente, vieram as lojas do Almada Fórum, Cascais Shopping, Gaia Shopping, Norte Shopping e Castelo Branco. O ano de 2001 marcou a abertura das lojas do Dolce Vita de Coimbra e do Porto. Para breve, não estão previstos novos espaços comerciais, mas sim a consolidação dos que já têm, nomeadamente, através da personalização do tratamento em cada loja.
A empresa têxtil é também reconhecida pelas parcerias que estabelece. Destas, destaca-se a parceria com a Federação Portuguesa de Futebol para a criação dos fatos da selecção nacional no Euro2004. É igualmente prestigiante o acordo celebrado com o Sporting com o objectivo de fornecer os fatos oficiais da equipa até ao final da época 2005/2006, ano que coincide com as comemorações dos 100 anos de existência do clube.
Actualmente com uma produção anual de 120 mil casacos e 240 mil calças, a Dielmar reclama a liderança nacional na confecção de pronto-a-vestir para homem e um crescimento anual sustentado na ordem dos 10 por cento.
Para 2005, a empresa prevê uma facturação de perto de 18 milhões de euros, mais 12 por cento do que no ano passado, e espera um crescimento de 4,6 por cento no mercado interno. Por outro lado, 42 por cento desse valor foi em vendas para o estrangeiro, atingindo uma facturação de sete milhões de euros, dos quais 70 por cento foram vendidos em Espanha, 18 por cento em França e 5 por cento no Reino Unido.
No futuro, a empresa almeja também conquistar o mercado alemão, onde já participa por iniciativa própria, e a entrada no mercado nórdico, através da participação no showroom em Estocolmo.