Don Giovanni



José Saramago


O Nobel português da literatura apresenta algumas obras “sui generis”. Don Giovanni e o dissoluto absolvido é uma delas. A passagem de Saramago pelo teatro está bastante estampada neste livro. Ainda que não seja de sua autoria carrega nas cerca de cem páginas o estilo bem próprio do autor luso.
Foi na cidade de Praga que Saramago viu, pela primeira vez, a peça Don Giovanni. Uma história de um mulherengo do período renascentista que escrevia num livro todos os nomes das mulheres com quem mantinha relações amorosas. Certo dia, uma eterna apaixonada decide retirar-lhe esse mesmo livro e ocorre toda uma série de peripécias e actos tresloucados a partir de tal acto.
É a única tradução para língua de Camões que se conhece desta peça. Feita por Saramago num dos pontos grandes a sua carreira. Acrescenta depois algumas notas e episódios pessoais que foram tendo lugar enquanto trabalhava no livro. Tudo características interessantes para compreender a medida lúdica que as peças teatrais, como esta, devem ter e que Saramago passou também a incluir em algumas das suas obras.