A nova infra-estrutura vai abrir portas já no próximo ano lectivo

Belmonte
Centro Educativo abre portas em Setembro

A nova infra-estrutura albergará as crianças das escolas do primeiro ciclo do ensino básico da vila e as do pré-escolar. O Centro fica no antigo Colégio que foi reconvertido para o efeito. Para uma das antigas escolas, também já há destino: ficará lá a Escola de Música Pedro Álvares Cabral.


NC / Urbi et Orbi


O Centro Educativo de Belmonte, destinado a todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico da vila, bem como às do pré-escolar, abre portas em Setembro. A infra-estrutura, que estava pronta desde a Páscoa, consistiu na reconversão do antigo Colégio de Nossa Senhora da Esperança, que há alguns anos atrás serviu de apoio à Escola EB2/3 Pedro Álvares Cabral. Ali ficarão a funcionar 10 novas salas.
Segundo o autarca local, Amândio Melo, esta era uma necessidade já que na vila existiam quatro salas a funcionar em desdobramento e no ensino pré-escolar as infra-estruturas eram “as piores do concelho, também porque foram as primeiras a ser constituídas. Na altura, a preocupação era arranjar os lugares e criaram-se condições provisórias que se foram arrastando durante o tempo. Por isso, havia esta necessidade” explica o autarca. Melo classifica as instalações de “excelência” e diz que os professores mostraram-se “agradados”. “Este é um novo passo no ensino. Vamos tentar criar condições de apoio à família, tentando servir refeições, e criar espaços de lazer para as crianças. E no futuro vamos requalificar os edifícios fora daqui da sede” afirma. A compra e reconversão do colégio de Nossa Senhora da Esperança custou à autarquia cerca de 650 mil euros.
Quanto às escolas primárias que agora serão desocupadas, também já começam a ter destino. A que está localizada junto ao Campo de Futebol da União Desportiva de Belmonte vai acolher no futuro a Escola de Música Pedro Álvares Cabral. Esta instituição esteve, durante muito tempo, na antiga Casa do Povo que foi agora reconvertida em Auditório Municipal. Por isso, teve que se transferir para o actual Pavilhão Multiusos, que consistiu no aproveitamento do pavilhão da ex-fábrica de confecções Montebela, que faliu há três anos atrás. É por lá que se irá manter até que a nova casa esteja pronta.